Foto/Reprodução
Programa realiza avaliações motoras, cognitivas e sanguíneas nos participantes
Atualmente, o Brasil possui cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Estima-se que 6% dessas pessoas possuam a doença de Alzheimer, conforme dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos que têm a doença em Uberaba, o programa MoviMente promove a prática regular de exercícios físicos dos idosos e seus familiares, visando atenuar o avanço da doença.
Até o dia 28 deste mês, há 20 vagas abertas, gratuitas, para idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer, que estejam nos estágios leve ou moderado. Para participar, os interessados deverão apresentar uma declaração, emitida pelo médico constatando o diagnóstico da doença, e um parecer médico autorizando o paciente a realizar exercícios físicos. “Antes de iniciar as atividades, a equipe do programa realiza avaliações motoras, cognitivas e sanguíneas nos pacientes, tudo de forma gratuita”, afirma uma das desenvolvedoras do projeto, a mestranda Karina Figueiredo.
A estudante ressalta que são oferecidas atividades físicas generalizas, trabalhando todos os componentes da capacidade funcional que declinam com o envelhecimento, como agilidade, coordenação, capacidade aeróbica, equilíbrio e força. “Além disso, estímulos cognitivos são favorecidos”, destaca.
As atividades ocorrem na Academia da UFTM, localizada na rua Aluísio de Melo Teixeira, nº 98, no bairro Fabrício, às segundas e quartas-feiras, das 16h20 às 18h15. Depois do preenchimento das 20 vagas, os interessados permanecem em uma lista de espera. Para mais informações e inscrições, basta entrar em contato pelo WhatsApp (34) 9.9233-6094.
O projeto. Desenvolvido desde 2015, o MoviMente é promovido pelo Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).