Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que até a 33ª semana deste ano foram realizados 3.714 testes de HIV e 92 testes rápidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os dados também indicam que a procura pelos exames é maior entre o sexo feminino.
Em Uberaba, os testes rápidos são realizados apenas em caso de acidentes ocupacionais. Além do CTA, a Unidade de Pronto Atendimento São Benedito também faz os exames, que neste ano somaram 65. A Secretaria destaca, porém, que a UPA atende apenas fora do horário de funcionamento do Centro de Testagem.
O teste normal leva até 15 dias úteis para ficar pronto e, de acordo com o levantamento, as mulheres com idade entre 15 e 49 anos são as que procuram pelos serviços oferecidos pelo CTA. Neste ano foram atendidos 1.335 homens e 2.365 mulheres, entre as quais 1.916 são gestantes. Além dos exames de HIV no Centro, são realizados exames para o diagnóstico de hepatite B e C e sífilis. O relatório aponta, ainda, que dos 3.714 exames feitos apenas 2.356 tiveram os resultados procurados, sendo que 22 deles deram positivo para HIV.
O CTA é responsável também pelo aconselhamento pré-natal de todas as gestantes atendidas na rede pública do município e realiza todos os exames solicitados pelos médicos para assistência pré-natal. Os horários de funcionamento do CTA são de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, com horário especial para gestantes, às 07h horas, e para coletas, nas quartas-feiras, das 17h às 22 horas. (EK)