Diante dessa realidade, aparelhos modernos e coloridos têm aparecido cada vez mais na boca dos brasileiros que buscam um sorriso perfeito
Pesquisa comprova que número cada vez maior de adultos está perdendo o medo de sentar na cadeira do cirurgião-dentista para resolver problemas como encaixe da dentição, aparência e disposição incorreta dos dentes, através da colocação de aparelhos ortodônticos. Nove em cada dez adultos precisam fazer alguma correção dentária. E, se os clareamentos estão em alta, aparelhos modernos e cada dia mais estilosos e coloridos estão ganhando a boca dos brasileiros em busca de um sorriso perfeito. Afinal, ele é o cartão de visita de uma pessoa.
Para o cirurgião-dentista Joaquim Carlos de Oliveira Filho, isso é uma consequência da busca constante por uma estética perfeita. E essa busca tem impulsionado pessoas, que na infância e adolescência, já possuíam algum tipo de problema com encaixe dos dentes ou até mesmo com a estética e não deram importância naquele momento. “Por outro lado, existem pessoas que, com o passar dos anos, foram apresentando sintomas relacionados a esse mau posicionamento dos dentes, como dores de cabeça, dor na articulação da face, gengivite e inflamação no osso ao redor dos dentes, sendo essas duas últimas, causadas pelas dificuldades de higienização dos dentes maus posicionados”, explica.
O especialista destaca que o tratamento é realizado através da colocação de aparelhos individuais, variando entre o fixo e o móvel.
“O aparelho fixo ainda é o tipo mais comum, sendo apertado a cada 30 dias pelo prazo de meses, chegando a anos. A diferença é que hoje são cada vez menores, mais leves e exibem menos metal que no passado. Podem ter cores vivas para as crianças, assim como estilos mais claros, preferidos pelos adultos”, esclarece Joaquim Filho.
Com esta variedade, fica cada vez mais atrativo o tratamento ortodôntico, que pode ser aplicado em qualquer idade. “Na verdade, hoje mais de 30% dos pacientes são adultos e o processo de movimento dentário é o mesmo”, afirma. Vale ressaltar que a saúde dos dentes, gengivas e ossos onde estão fixados os dentes é fundamental na busca por um belo sorriso. No caso dos adultos, os ossos faciais lesionados não crescem mais.
O cirurgião alerta que quanto mais cedo os pais levarem seus filhos para uma análise com um dentista, maior a possibilidade de um sorriso harmônico e saudável na vida adulta. “Não se pode esquecer das funções que os dentes exercem na mastigação, na ingestão e na digestão de alimentos. Funções essas que podem ser alteradas quando se apresenta qualquer anormalidade no posicionamento dos dentes”, explica Joaquim Filho.