SAÚDE

Novos medicamentos contra a Aids serão distribuídos pelo SUS

O Sistema Único de Saúde deve começar a distribuir, nesta semana, duas novas formulações de medicamentos para pacientes com HIV/Aids

Thassiana Macedo
Publicado em 19/11/2014 às 19:38Atualizado em 16/12/2022 às 03:46
Compartilhar

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar a distribuir, nesta semana, duas novas formulações de medicamentos para pacientes com HIV/Aids. A expectativa do Ministério da Saúde é de que 135 mil pessoas em tratamento para a doença sejam beneficiadas em todo o país. Em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os medicamentos antirretrovirais são repassados pelo ministério e os pacientes devem buscá-los na Unidade de Dispensação de Medicamentos, situada no Hospital de Clínicas da UFTM.

Entre as inovações está o ritonavir 100 miligramas (mg), na apresentação termoestável, que poderá ser mantido em temperatura de até 30 °C. A ideia é ampliar a adesão ao tratamento e facilitar a logística de armazenamento, distribuição e dispensação. O medicamento distribuído até então exigia armazenamento em câmara fria, com temperatura entre 2 ºC e 8 ºC.

A rede pública também vai começar a distribuir o Tenofovir 300 mg, composto com a lamivudina 300 mg em um único comprimido – o chamado 2 em 1. Atualmente, em torno de 75 mil pacientes estão em uso das chamadas monodrogas, utilizando um comprimido de Tenofovir e dois comprimidos de lamivudina 150 mg ao dia.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde já lançou uma nota dizendo que irá disponibilizar os novos medicamentos aos pacientes em tratamento pelo SUS, mas ainda não tem uma data prevista para a chegada dos remédios em Uberaba. “Hoje, existem cerca de 900 pacientes em tratamento de HIV/Aids no Programa Municipal de DST/Aids, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No local, também são realizados exames de sorologia, acompanhamento, internação, quando necessário, além da dispensação dos medicamentos para doenças oportunistas”, informa.

A estimativa é de que 720 mil pessoas vivem com HIV/Aids no país, sendo que 150 mil não sabem de sua condição sorológica. A prevalência de infecção de 0,4% na população sexualmente ativa, entre 15 e 49 anos, é considerada estável desde 2004. A taxa de detecção de Aids no país está estabilizada em 20 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por