Conjugada com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) e o Hemocentro Regional de Uberaba, que ainda não está em funcionamento ...
Uberaba deverá ser a terceira cidade de Minas Gerais a contar com unidade de transplante de medula óssea como este
A Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis) está investindo na manutenção do Núcleo de Transplante de Medula Óssea, conjugada com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) e o Hemocentro Regional de Uberaba, que ainda não está em funcionamento. O objetivo é facilitar o atendimento de, aproximadamente, 140 crianças e adolescentes de até 18 anos, em Uberaba e região, portadoras de doenças onco-hematológicas, das quais 30 são internas.
O atendimento tem sido feito com o trabalho de 60 voluntários pertencentes à comunidade, ao Poder Público e à iniciativa privada. De acordo com a presidente da instituição, Dale Fonseca e Silva Nunes, o núcleo já foi implantado pelo Ministério da Saúde no HC/UFTM, mas, por falta de verbas, está parado. “Estamos sustentando a capacitação de médicos e enfermeiros na cidade de Jaú (SP), uma das referências no tratamento do câncer infantil, que atuarão na futura unidade, exatamente para cuidar das cirurgias de transplantes de medula óssea e dos transplantados”, destaca.
Uberaba deverá ser a terceira cidade de Minas Gerais a contar com unidade de transplante de medula óssea como este. Os outros dois serviços operam em Belo Horizonte e Juiz de Fora. Segundo Dale, além de contribuir na especialização de profissionais, a Oasis ampliou a sede da instituição de apoio, com a finalidade de acomodar os transplantados em apartamentos apropriados para o período de recuperação. “Também já compramos equipamentos para o HC, como um freezer de alta potência, que nos custou cerca de R$ 70 mil, para armazenar as células, que estão em comodato no hospital”, esclarece a presidente.
Ao longo do ano, para garantir a concretização dessas mudanças, a Oasis realiza uma série de ações, como o McDia Feliz, e os bazares, como o realizado na segunda-feira, 2, em homenagem ao Dia das Mães, tendo sempre boa resposta da comunidade. Além de oferecer a pacientes medicamentos de alto custo, chegando a investir R$ 5 mil por mês, a casa de apoio distribui mensalmente cestas básicas às famílias dos pacientes cadastrados e oferece atendimento com psicólogos e assistentes sociais. Para ser voluntário, procure a Oasis na rua Miguel Abdanur, nº 35, ou pelo telefone 3312-0058.