Excesso de luz, sol, maquiagem, em especial as com glitter, e os temíveis sprays de espumas podem causar irritações. O contato com a multidão também pode causar infecções ...
Supersensíveis, os olhos devem receber cuidados especiais no verão e, principalmente, após o carnaval. Excesso de luz, sol, maquiagem, em especial as com glitter, e os temíveis sprays de espumas podem causar irritações. O contato com a multidão também pode causar infecções, como a conjuntivite. Aparentemente inocente, essa doença pode trazer problemas sérios, se não tratada.
Causada pela inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras, a conjuntivite pode levar à diminuição ou à perda visual de forma permanente. A blefarite, inflamação das pálpebras, apesar de menos comum que a conjuntivite, também leva muitas pessoas aos consultórios de oftalmologistas alguns dias depois da folia.
A blefarite atinge duas em cada dez mulheres na época do carnaval e a grande vilã responsável por isso é o excesso de maquiagem. Com sintomas parecidos com a conjuntivite, ardência e coceira na região ocular, com sensação de corpo estranho nos olhos, bem como um irritante lacrimejar, olhos vermelhos e sensíveis, principalmente à claridade, além de pálpebras inchadas, a blefarite não apresenta secreção e pode ocorrer a formação de caspas nos cílios.
Para prevenir infecções ou inflamações, deve-se evitar o excesso de maquiagem, produtos vencidos, como também compartilhá-los com amigas.
Se após a folia aparecer qualquer sinal de desconforto, como coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes ou aversão à luz, deve-se procurar um oftalmologista, pois só ele é capaz de identificar o problema e indicar o melhor tratamento.