Alguma vez já se sentiu arrepiado ao ouvir uma boa música? Se a resposta é sim, fique sabendo que seu cérebro reage à música da mesma forma que reagiria se utilizasse drogas psicoativas, como a cocaína. De acordo com resultados de experiências realizadas pela Universidade McGill, no Canadá, e publicados na revista Nature Neuroscience, a experiência do prazer é mediada através da liberação de dopamina, um químico existente no cérebro responsável pela sensação de prazer e motivação.
De acordo com os pesquisadores, quando a pessoa ouve uma sequência de notas que aprecia, não apenas um tom isolado, a música oferece uma recompensa intelectual e emocional. Para a experiência, os participantes escolheram fragmentos de música instrumental desconhecida que lhes causam arrepios, enquanto se media a frequência cardíaca e o aumento da respiração e transpiração. As músicas escolhidas variaram em estilo, do clássico ao rock, passando pelo punk e música eletrônica. Verificou-se que os participantes tiveram aumento superior a 9% nos níveis de dopamina quando comparados enquanto ouviam música de controle da experiência.
Em estudos anteriores com drogas psicoativas, como a cocaína, o aumento da substância no cérebro chegou a 22%, enquanto que quando comiam refeições de que gostavam o aumento foi de 6%. Nesse sentido, isso pode explicar o motivo pelo qual experiências musicais são tão valorizadas e utilizadas para manipular estados de prazer, tanto em rituais quanto em publicidades ou filmes.