SAÚDE

Palestra fecha Outubro Rosa com destaque ao trabalho do Centro Integrado da Mulher

Momento voltado aos servidores municipais abordou informações importantes sobre a Lei Maria da Penha

Publicado em 30/10/2018 às 17:47Atualizado em 17/12/2022 às 14:57
Compartilhar

A Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde do Servidor (Comass) promoveu palestra voltada aos servidores nesta terça-feira (30) tendo a Lei Maria da Penha como tema. A palestrante foi a diretora do Centro de Referência da Mulher, Juciara Moura, que destacou o trabalho realizado pelo Centro Integrado da Mulher (CIM). O serviço é oferecido em parceria da Prefeitura e Governo do Estado, para o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Segundo a diretora do Centro de Referência da Mulher, Juciara Moura, muitas pessoas ainda desconhecem o serviço oferecido pela Prefeitura. “No CIM elas passam por atendimento psicossocial, e de acordo com a demanda, são encaminhadas imediatamente para a Delegacia de Orientação e Proteção à Família ou outros serviços”, explica.

Violência e crise econômica

Sobre o panorama em Uberaba, Juciara conta que a violência aumenta em tempos de crise, como a que o País atravessa atualmente. “Temos uma média, nos últimos meses, de 130 atendimentos por mês. E os números da violência com certeza são maiores, visto que muitas mulheres ainda não procuram ajuda ou não denunciam. Entre esses casos não temos somente a violência física, mas também a psicológica, sexual e a patrimonial. A Lei Maria da Penha é nova, mas existe para proteger as mulheres. E elas têm esse direito, precisam muito procurar ajuda”, reforça a diretora do CIM.

Serviços Oferecidos

Por meio do Centro Integrado da Mulher, um dos serviços ofertados é o Centro de Referência de Assistência à Mulher Vítima de Violência Doméstica, que oferece acolhimento, orientação, atendimento psicossocial, encaminhamento e acompanhamento.

Já a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres busca a efetivação das diretrizes traçadas pela Secretaria Nacional e Estadual de Políticas para Mulheres, estimulando os diversos setores governamentais. O objetivo é coordenar, fomentar e apoiar as Políticas Públicas que atendam as necessidades das mulheres.

No CIM as mulheres são informadas sobre os direitos que a Lei lhes garante e os serviços disponíveis. A partir do atendimento elas podem solicitar a instauração de Inquérito Policial, com encaminhamento do requerimento das Medidas Protetivas ao Juiz. A equipe também poderá providenciar encaminhamento dos casos para outros órgãos da rede de assistência.

Delegacia de Orientação e Proteção à Família

Neste órgão é possível o registro de boletins de ocorrência, instauração de inquéritos, requerimento de medidas protetivas ao Judiciário, expedição de guia para realização de exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e cumprimento de mandado de prisão preventiva do agressor quando couber. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por