Para calcular o período fértil é necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo regular de 28 dias.
Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.
O que é o período fértil
O período fértil é o momento ideal para a mulher engravidar. Este período dura aproximadamente 6 dias, e é a fase do mês em que ocorre a ovulação, geralmente 14 dias antes da menstruação descer, numa mulher que tenha menstruações regulares de 28 dias.
Durante o período fértil, o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de Falópio em direção ao útero e pode ser fecundado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez. Entenda melhor qual o melhor momento para engravidar.
Como calcular o período fértil num ciclo irregular
Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como a menstruação não surge sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.
No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Por exempl Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, entã 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo. Veja mais detalhes sobre o período fértil no ciclo irregular.
Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo. Confira os 6 principais sinais do período fértil.
Para as mulheres que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.