Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde
Foto/reprodução
Brasil está longe de metas da OMS para reduzir o sedentarismo, diminuindo a inatividade física em 15% até 2030
Uma pesquisa do Ministério da Saúde indica que 53% da população brasileira está com excesso de peso e 45,8% pratica uma atividade física insuficiente. Os valores foram registrados na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, por Inquérito Telefônico (Vigitel Saúde Suplementar).
O estudo, feito em 2017, envolve entrevistas por meio do telefone, com a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030, em todo o mundo.
Segundo pesquisa da OMS em 2018, o número de pessoas que faziam atividades insuficientes totalizava 1,4 bilhão. “Acredita-se que um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente”, disse o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel.
No fim de semana, em que se comemorou o Dia da Atividade Física (6) e o Dia Mundial da Saúde (7), a ANS lançou o projeto Movimentar-se É Preciso. Por meio do seu Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev), a agência está estimulando as operadoras de saúde a realizarem programas voltados a atividades físicas para seus beneficiários nesses dois dias.