SAÚDE

Planejamento, durante o ano, ajuda a atingir metas

Mais um ano chega ao fim e em poucos dias estaremos em 2011. É o momento ideal para planejarmos o que queremos no próximo ano. Independente de crenças e superstições ...

Publicado em 29/12/2010 às 09:58Atualizado em 20/12/2022 às 02:23
Compartilhar

Mais um ano chega ao fim e em poucos dias estaremos em 2011. É o momento ideal para planejarmos o que queremos no próximo ano. Independente de crenças e superstições, homens e mulheres fazem promessas, estipulam metas e objetivos. Mas a falta de um planejamento adequado dificulta o cumprimento, gerando frustrações.

De acordo com a couch especialista em comportamento humano, Roselake Leiros, não é impossível garantir realizações mais efetivas. Para isso, é necessário seguir alguns passos básicos e o primeiro deles é a autorresponsabilidade. “Antes de tudo, é necessário parar de responsabilizar o mundo.

O chefe, a empresa, a falta de dinheiro não são responsáveis pela não realização do objetivo assumido, frustração ou insucesso. Quando assumimos a responsabilidade, tomamos para nós o poder de transformar nossa vida e planejá-la com mais confiança”, explica. Em segundo, é importante formular objetivos positivos. “Evite dizer ‘não quero mais sofrer por amor’. Ao invés, diga ‘quero ser feliz’ ou ‘quero encontrar um grande amor’. Pensamentos, falas e ações criam realidade”, frisa.

A especialista lembra que sonhar não é errado, pelo contrário, tudo começa com um bom sonho, que bem planejado pode se tornar realidade. Isso se o objetivo a ser atingido depender de nós mesmos.

Os passos seguintes são contemplar todas as áreas da vida e avaliar o contexto geral. “Quando focamos apenas uma área, tiramos energia de outra, causando desequilíbrio. Estabeleça objetivos para a área familiar, afetiva, profissional, financeira, social etc. Assim o crescimento será integral. Mas pergunte-se se é o que realmente quer e se ele não prejudicará outras pessoas. Isso significa avaliar o impacto do que quer e negocie consigo os prós e os contras. Se o desconforto persistir, reformule seu objetivo para evitar uma autossabotagem”, revela Roselake.

Colocando em prática. Escreva ou faça um painel representativo com frases e figuras com todos os seus sonhos e objetivos. “Fale bastante sobre os sonhos, pois eles precisam ser alimentados para se concretizarem. Essa atitude abre caminhos neurais que auxiliam na conquista dos objetivos, tornando-os mais palpáveis”, esclarece. Para complementar, use todos os sentidos para realizar o desejo. “Imagine-se na situação já realizada, vendo, ouvindo e sentindo tudo o que acontecerá no momento da realização. Para conquistar seus objetivos, seu corpo precisa experimentar a situação desejada para ter a referência de onde você quer chegar”, frisa.

A especialista recomenda ainda buscarmos ouvir o nosso próprio “Eu”. “Quando você tem convicção do que quer e sabe que isso realmente é bom, os comentários divergentes não abalarão a sua caminhada”, orienta. E comemore a realização. Alegria e gratidão são emoções que validam profundamente o esforço da trajetória e nos motivam para realizações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por