SAÚDE

Plano médico terá que justificar recusa

Depende da Câmara dos Deputados agora analisar Projeto de Lei nº 7762/10, que obrigará operadoras de plano de saúde ...

Publicado em 28/12/2010 às 10:27Atualizado em 20/12/2022 às 02:26
Compartilhar

Depende da Câmara dos Deputados agora analisar Projeto de Lei nº 7762/10, que obrigará operadoras de plano de saúde a justificarem por escrito a recusa em realizar procedimentos, exames, internações ou outras condutas. A medida, sugerida por Procons e pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), visa munir órgãos de defesa do consumidor de informações sobre o atendimento oferecido à população.

O projeto irá alterar a Lei dos Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde (Lei 9.656), vigente desde 1998. Neste informe, as operadoras de planos deverão indicar, de três em três meses, à Agência Nacional de Saúde, ao Conselho Nacional de Medicina e aos órgãos locais de proteção e defesa do consumidor quantos e quais procedimentos foram negados, quando ocorreu a recusa, o responsável pela decisão técnica e o motivo da recusa previsto por lei ou com base no contrato assinado.

Outra medida que visa melhorar o atendimento seria ampliar a possibilidade de não cumprir tempo de carência em caso de mudança de convênio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por