Perda calórica surpreendente, aumento da circulação sanguínea e contração constante de todos os músculos do corpo. Estes são alguns dos benefícios da Plataforma Vibratória ou Physioplate, que nada mais é do que uma modalidade de exercícios físicos recente do mercado, que consegue apresentar resultados eficientes e duradouros para quem está cansado de puxar pesos em academias comuns.
Segundo a fisioterapeuta Michelle Conde Delfino, a estimulação foi empregada pela primeira vez por um astronauta para combater a hipotrofia muscular e a descalcificação óssea, em consequência das mudanças de gravidade em viagens espaciais. “Hoje, graças ao progresso tecnológico, mais pessoas poderão beneficiar-se de seus efeitos”, revela.
A especialista explica que o corpo humano deve sua forma e vitalidade às vibrações derivadas da força da gravidade, que produzem respostas fisiológicas importantes.
“O Physioplate transmite ao corpo vibrações mecânicas que reproduzem, com muito mais eficácia, a solicitação da força da gravidade”.
A modalidade permite realizar exercícios para todas as partes do corpo. “Em um treino convencional de musculação o recrutamento de fibras musculares é de 50% a 80% do total. No treino com a plataforma vibratória é possível exercitar até 100% dos músculos”, afirma.
Michelle Conde revela que, para conseguir se equilibrar sobre a máquina vibratória, uma pessoa contrai instintivamente todos os músculos do corpo. São em média 35 contrações por segundo. E, ainda que essas vibrações sejam muito sutis, provocam o aumento da força ou massa por ativar vários músculos ao mesmo tempo. “Além disso, ao aumentar o esforço físico sem sobrecarga de peso, o organismo acaba estimulando as células produtoras de ossos a trabalhar em ritmo mais intenso, o que leva ao desenvolvimento de densidade óssea. A vibração também aumenta a produção do hormônio do crescimento (HGH) e a testosterona, hormônios necessários à restauração de fibras musculares”, destaca.
A atividade induz à liberação natural de serotonina, endorfina e neurotrofina, hormônios associados ao bem-estar físico e mental, ao mesmo tempo que absorve o cortisol, hormônio responsável pela sensação de estresse. “Pode ser indicada ainda para a perda de medidas, já que em altas frequências estimula e melhora a circulação sanguínea e linfática”.
Qualquer pessoa está apta a realizar os exercícios, exceto gestantes, portadores de trombose e quem sofre de descolamento de retina.
“O aparelho não é recomendado também para quem está em fase de desenvolvimento, como crianças”,
frisa Michelle.
Vantagens dos exercícios
• o treino completo dura até 30 minutos;
• estimula de 40% a 60% mais fibras musculares que um treino de musculação normal;
• aumenta a circulação sanguínea em até 70%;
• causa menor desgaste das articulações;
• combate a celulite;
• promove a drenagem linfática naturalmente;
• ajuda a prevenir o processo de degeneração óssea
(osteoporose);
• promove ganho de massa e força muscular em exercícios de cadeia fechada, além de ser mais seguro contra lesões;
• promove a perda de até 200 calorias com apenas 12 minutos de atividade;
• pode ser praticado tanto por atletas de elite quanto pessoas da terceira idade;
• gera qualidade de vida a portadores de esclerose múltipla, mal de Alzheimer e doença de Parkinson, já que atua na coordenação neuromuscular, estimula as fibras musculares suavizando os sintomas, atrasando a evolução das doenças;
• promove a reabilitação pós-cirúrgica e de lesões desportivas, através do fortalecimento muscular; diminui inchaços e aumenta a circulação sanguínea localizada;
• previne problemas circulatórios e evita atrofia muscular para pré-operatórios.