Apesar de um a cada quatro ou cinco adultos enfrentar algum grau de intolerância ao leite, há pessoas que, por contar com sintomas ...
Apesar de um a cada quatro ou cinco adultos enfrentar algum grau de intolerância ao leite, há pessoas que, por contar com sintomas reais deste problema, acreditam tê-lo, quando na verdade não o apresentam. Nesses casos, evitam, por conta própria, aproveitar esse ingrediente característico do leite animal ou de produtos derivados, já que a ingestão acaba produzindo distúrbios abdominais.
No entanto, o que algumas pessoas acreditam ser intolerância à lactose pode ser apenas uma certeza existente na cabeça, o que faz com que, evitando tais alimentos, provoque a falta de cálcio e, posteriormente, doenças ósseas decorrentes da falta do nutriente na alimentação.
Especialistas da Universidade de Milão fizeram estudo sobre esses pacientes que acreditam estar com intolerância à lactose e constataram que, na verdade, o que eles têm são problemas emocionais, como depressão, estresse e ansiedade. “Essa é uma descoberta interessante, levando em consideração que é sempre muito importante observar os fatores emocionais envolvidos em algumas doenças ou reações a alimentos”, explica a psicóloga Denise Marcon.
As 100 pessoas analisadas na pesquisa se queixavam de dores de estômago, flatulência, diarreia e acreditavam ser intolerantes ao açúcar presente no leite.