SAÚDE

Problemas na gengiva podem causar mau hálito

Esses problemas podem gerar incômodos, como sangramento, dor, inchaço, mau hálito e até deslocamento ou perda dos dentes.

Publicado em 29/07/2018 às 10:43Atualizado em 17/12/2022 às 11:58
Compartilhar

Foto/Divulgação

Sangramento, inchaço e coloração avermelhada são sintomas de infeções na gengiva

O sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa e manter os dentes saudáveis faz parte da rotina diária de todos. No entanto, muitos se esquecem de dar a devida atenção para a gengiva, o que pode ocasionar doenças como gengivite e a periodontite. Caracterizadas por uma inflamação na região, ambas têm como causa inicial o acúmulo e proliferação de placa bacteriana no espaço que existe ao redor dos dentes, chamado sulco gengival.

Esses problemas podem gerar incômodos, como sangramento, dor, inchaço, mau hálito e até deslocamento ou perda dos dentes.

Não há segredo. Basta tomar os cuidados básicos de higiene bucal para controlar a placa bacteriana: passar fio dental e escovar os dentes após todas as refeições, além de usar antisséptico bucal. Também é importante fazer periodicamente – pelo menos a cada seis meses – uma limpeza de dentes com um profissional. Caso a inflamação apareça, o tratamento envolve desde a orientação de como fazer a correta higiene oral e o uso de produtos específicos até procedimentos cirúrgicos.

O que aumenta o risco do problema? Quem não faz corretamente a higiene bucal, fumantes e portadores de diabetes tipo 2 têm mais chance de desenvolver problemas na gengiva, em razão de uma diminuição natural de bactérias “boas” que protegem a boca. Um estudo recente também mostrou que o consumo regular de álcool pode diminuir o número desses micro-organismos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por