Pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel) e do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), se reuniram para desenvolver produtos de tecnologia assistiva que se adaptem a vários tipos de lesões dos cadeirantes. Os projetos são apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), sob a coordenação do professor Márcio Falcão Santos Barros.
O primeiro deles é uma cadeira de rodas inteligente, capaz de subir pequenos degraus e rampas mal construídas, dotada de sistema de segurança, inteligência computacional, ergonomia e conforto para a pessoa com deficiência. Tudo isso projetado com materiais resistentes, de baixo peso e menor custo que produtos comerciais. O estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) Luís Fernando Freire de Souza é Coordenador Técnico do projeto e, segundo ele, o trabalho envolve também engenharia mecânica e de produção, além de pesquisadores da arquitetura, medicina, fisioterapia, educação física e ciência da computação. Esses últimos contribuem com as questões de acessibilidade no ambiente e ergonomia para os cadeirantes e no desenvolvimento das interfaces homem-máquina.
A ideia é que o primeiro protótipo da cadeira seja modular e fácil de adaptar para outras estruturas. “A funcionalidade para subir degraus poderia ser um acessório”, explica Luís Fernando. Antes de iniciarem os trabalhos técnicos, o grupo fez pesquisas com cadeirantes para saber demandas específicas ou entender falhas existentes nas cadeiras comerciais. De acordo com o mestrando, a cadeira em que estão trabalhando terá controles por movimento do corpo, sem depender de joystick, como a maioria dos modelos comerciais. “Já estamos com o projeto mecânico e softwares prontos. Começamos a cortar peças e encaixar materiais para ter o primeiro protótipo”, finaliza.