De acordo com o oftalmologista Djalma Abrão Jr., os pacientes precisam verificar se as lentes estão riscadas ou com a película de antirreflexo degradada
Foto/Arquivo JM
Djalma Abrão Jr. alerta para o uso de óculos falsificados, que podem prejudicar e até desenvolver outros problemas na visão
Pessoas que estão com dificuldades visuais, dores de cabeça constantes ou cansaço visual ao final do dia devem realizar uma nova consulta oftalmológica, pois os óculos podem estar fracos. A recomendação é do médico oftalmologista Djalma Abrão Jr.
Segundo Djalma, lentes riscadas, com a película de antirreflexo degradada ou aqueles óculos com armações quebradas e até mesmo empenadas devem ser trocados imediatamente. “Não há período de validade das lentes. Portanto, se a visão estiver adequada e o paciente for cuidadoso, é possível usar os óculos por período indeterminado”, afirma o especialista.
O oftalmologista destaca que a vida útil dos óculos depende de outros fatores, como o tempo da última avaliação oftalmológica, haja vista que, quando o grau aumenta, a utilidade das lentes atuais termina.
Outro alerta dado pelo especialista é com relação às lentes falsificadas. “No caso dos óculos escuros, haverá dilatação da pupila. Como nos óculos piratas não há proteção UV, acarretará em aumento de incidência de catarata e problemas de retina”, esclarece. No caso dos óculos claros falsificados, Djalma Abrão pondera que o risco é o grau não ser adequado e gerar desconforto visual e risco até de gerar outro problema oftalmológico.
A orientação é que todo paciente vá ao oftalmologista ao menos uma vez por ano. “Além do grau, é importante medir a pressão dos olhos e avaliar o fundo de olho”, afirma.