A queda de cabelo pode ser mais comum do que muitas pessoas pensam. Especialistas entendem que toda a alteração que afete o couro cabeludo e os cabelos de uma pessoa, ou mesmo sua aparência física, pode ter um impacto importante sobre a autoestima e a personalidade. No entanto, profissionais alertam que a queda controlada é apenas a conclusão do ciclo de vida do fio capilar.
A perda de cabelos pode ter sérias consequências emocionais, tanto para homens como para mulheres. A especialista e cabeleireira Paula Sena afirma, porém, que normalmente caem entre 60 e 120 fios por dia. Entretanto, nascem novos fios. “Caso a pessoa identifique que a queda realmente esteja ultrapassando esse controle, o dermatologista deve ser consultado para verificar se há doenças influenciando nessa queda”, pontua.
A cabeleireira destaca que especialmente no caso das mulheres os cabelos devem ser lavados todos os dias e que isso não influencia na queda dos fios. “Existe o mito de que, se lavar os cabelos todos os dias, aumenta a queda, mas não há estudos científicos que comprovem isso”, ressalta.
Hoje há vários produtos no mercado voltados para reduzir a queda de cabelo, mas, segundo Paula, no fim do ciclo biológico do cabelo, que é dividido nas três fases, anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (queda), acontece a queda. “O processo é seguido do nascimento de um novo fio. Na verdade, é a renovação do cabelo”, finaliza. (EK)