SAÚDE

Queda de cabelos. Conheça os procedimentos mais eficazes que existem no mundo da estética

Identificar o problema no início, garantem resultados satisfatórios nos tratamentos.

Publicado em 01/03/2019 às 19:06Atualizado em 17/12/2022 às 18:41
Compartilhar

Foto/ilustrativa

Metade da população masculina do mundo apresenta algum grau de disfunção nos cabelos até os 50 anos, os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitos assumem a careca, mas a maioria se preocupa em perder os fios. E para garantir que isso não aconteça é importante o diagnóstico rápido do problema.

O dermatologista Fernando Sperandéo Macedo, explica que quando a queda de cabelos é descoberta cedo, vários tratamentos podem frear o problema e até mesmo evitar a calvíce. "O paciente tem que ficar atento se existem muitos cabelos no travesseiro ao acordar e nas roupas, se os fios estão afinando e com aspecto ralo, sendo assim, deve procurar um especialista o mais rápido possível, para iniciar um tratamento", destaca o Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A dica vale tanto para os homens quanto para as mulheres. A queda de cabelos e até a calvíce podem acometer ambos. Muitas pessoas no desespero vão até a famárcia e compram produtos que não tratam a queda dos fios e sim só camuflam a situação.

Hoje existem diversos tratamentos que auxiliam os pacientes, um deles é associação de Lasers e ativos medicamentosos, que agem no bulbo capilar e estimulam a reprodução das células de cabelo. Além disso promovem a dilatação dos vasos que conduzem nutrientes e oxigênio para a matriz dos fios.

O especialista explica que o procedimento também pode ser realizado através da Intradermoterapia ou do microagulhamento, com resultados positivos. "Pela infusão direta e indireta com microagulhas são introduzidos medicamentos no couro cabeludo, que conseguem bloquear a queda de cabelos e estimuar o crescimento dos fios", detalha o médico, Fernando Sperandéo Macedo.

O avanço é grande na tecnologia, quando o assunto é tratamento. Transplante capilar também é uma opção quando já existe a calvíce. Antigamente eram colocados enxertos de tufos de cabelos no couro cabeludo, agora são feitos enxertos de apenas uma a quatro unidades foliculares, retiradas da própria pessoa. Mas só pe poss[ivel se o paciente tiver 40% dos cabelos e uma área doadora saudável.

Mas antes de uma transplante capilar, é fundamental ficar de olho nos sinais que os cabelos apresentam. "Perceber a queda acentuada de cabelos pode ser fácil, mas a maioria das vezes o processo é lento e se caracteriza pelo afinamento e posterior morte do fio. Esse diagnóstico pode ser reaizado por imagens do couro cabeludo para rapidamente iniciar-se o tratamento e evitar uma futura calvíce". Mas, depois que o problema está avançado o jeito é tentar correr atrás do prejuízo, com técnicas mais complexas", explica Fernando Sprandéo Macedo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por