SAÚDE

Saúde antecipa imunização contra sarampo para dia 18

Vacinação infantil visa a proteger a população infantil que pretende viajar nestas férias de julho e manter o sarampo erradicado

Thassiana Macedo
Publicado em 15/06/2011 às 09:44Atualizado em 19/12/2022 às 23:47
Compartilhar

O Ministério da Saúde (MS) acaba de confirmar o início da campanha de imunização contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil, em todo o país. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estratégia é começar a vacinação no dia 18, em Uberaba. Além das gotinhas contra a paralisia infantil, há outras campanhas previstas.

Por conta da chegada do período de férias escolares, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) decidiram antecipar em todo o território nacional as campanhas de vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba, que estavam previstas para acontecer apenas em agosto. Isso porque essas doenças ainda circulam em diversos países do mundo. Com essa mudança, a campanha acontece junto com a imunização contra paralisia infantil (poliomielite). A medida tem como objetivo proteger a população que pretende viajar nas férias de julho, principalmente para os Estados Unidos e países da América Latina e da Europa, mas também porque o Brasil recebe muitos turistas vindos dessas regiões.

A imunização terá início no dia 18. Para a paralisia infantil a campanha do Zé Gotinha vai até 24 de julho e a meta é vacinar 18.387 crianças que ainda não completaram 5 anos. A segunda etapa está prevista para acontecer em agosto.

Já a campanha contra sarampo, caxumba e rubéola vai de 18 de junho a 22 de julho, pretendendo imunizar 21.837 crianças entre 1 e 7 anos. Esta campanha acontece com a Tríplice Viral, priorizada para reforçar a imunização contra o sarampo em crianças e manter a doença erradicada do município. A cada cinco anos há um resíduo de crianças que ficam sem vacinar ou que não soroconverteram, ou seja, quando o organismo da criança não responde à dose da vacina, ela continua com risco de adoecer.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde,

Eliane Damasceno de Lacerda, é importante os pais estarem atentos a esta campanha, devido aos surtos de sarampo importados que já surgiram pelo país, sendo um no Rio Grande do Sul e outro na Paraíba, no final de 2010 e no início de 2011.

A campanha visa à erradicação do sarampo. “As mães não devem se esquecer de vacinar seus filhos para protegê-los contra todas essas doenças. Mesmo as crianças já vacinadas, com cartão em dia, devem fazer a revacinação de sarampo e pólio, se estiverem dentro da faixa etária prevista”, alerta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por