Gerência Regional de Saúde lança datas das próximas campanhas de vacinação previstas para o ano de 2011. O período de vacinação e o público a ser vacinado em todas ...
Gerência Regional de Saúde lança datas das próximas campanhas de vacinação previstas para o ano de 2011.
O período de vacinação e o público a ser vacinado em todas as campanhas foram definidos pelo próprio Ministério da Saúde. Entre as campanhas está a vacinação contra a gripe H1N1, que passou a ser produzida pelo Instituto Butantan.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde, Mirley Maria de Azambuja, a primeira campanha a ser priorizada pelo calendário de vacinações deste ano será contra Influenza, que acontece de 25 de abril a 14 de maio. “A campanha Influenza, este ano, será uma só e a vacina utilizada será a trivalente, contra os três tipos de vírus mais predominantes no último ano. Entre os tipos da dose que será aplicada este ano está a contra H1N1. No ano passado, a vacinação ocorreu separadamente porque não deu tempo de uni-las, devido à urgência da imunização”, explica. A definição do número de pessoas que receberão a vacina em Uberaba sairá em março.
No dia 30 de abril, acontecerá o Dia D da campanha contra Influenza. O público alvo são crianças a partir de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias; profissionais das Unidades de Saúde treinados para o atendimento de Influenza e gestantes e idosos com 60 anos ou mais, que devem procurar os postos de vacinação munidos do cartão.
As campanhas de vacinação contra poliomielite e de seguimento contra o sarampo, a Triplice Viral, acontecerão juntas, com algumas alterações. “Não haverá a primeira etapa de vacinação contra a pólio, que geralmente acontece em junho. Este ano, o Ministério da Saúde definiu o fim da etapa devido à doença já estar erradicada no Brasil”, afirma a coordenadora.
Estas campanhas acontecem de 6 de agosto a 10 de setembro, sendo o Dia D de vacinação a data inicial. A imunização contra poliomielite é voltada a crianças entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. E a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, priorizada para reforçar a imunização contra o sarampo em crianças de 12 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. “A cada cinco anos, há um resíduo de crianças que ficam sem vacinar ou que não soro-converteram, ou seja, quando o organismo da criança não responde à dose da vacina, então ela continua com risco de adoecer”, revela. Mirley alerta que é importante os pais estarem atentos a esta campanha, devido aos surtos de sarampo que têm surgido pelo país, sendo um no Rio Grande do Sul e outro na Paraíba, no final de 2010.