Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, esta área médica é uma das que têm demanda reprimida e a ação vai aliviar um pouco a procura nas unidades especializadas
A Secretaria Municipal de Saúde está cadastrando prestadores de serviço para mutirão de oftalmologia. Serão realizadas cirurgias de catarata, tratamento de glaucoma congênito, exames para diagnosticar problemas de visão, entre outros procedimentos.
Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, esta área médica é uma das que têm demanda reprimida e a ação vai aliviar um pouco a procura nas unidades especializadas. A cidade receberá recursos federais para a execução de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade em oftalmologia. Além disso, o município aderiu ao projeto Olhar Brasil e ofertará consultas para diagnosticar problemas de visão e receitar óculos nos casos necessários. Este levantamento será feito nas escolas públicas para identificar estudantes com problemas de visão e também atenderá parcela idosa da população.
A identificação da demanda será feita por agentes comunitários de saúde. Os usuários que se enquadram no público-alvo serão encaminhados pela secretaria para as clínicas oftalmológicas credenciadas.
Reunião acontecerá no dia 18, para informar sobre o processo de credenciamento dos profissionais que irão trabalhar nos projetos.