Credenciamento de alguns leitos de UTI do Hospital de Clínicas da UFMT deve ser uma das novidades da próxima visita, a Uberaba, da coordenadora estadual de UTI, Fátima Guedes.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, a coordenadora deve oficializar o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), existentes na cidade, e ainda anunciar o credenciamento de alguns no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Maria Thereza informou que a coordenadora esteve em Uberaba no mês de setembro para fazer a contagem oficial dos leitos do SUS, uma vez que os dados não estavam corretos. Ao acessar os leitos, o número cadastrado nem sempre representava a real disponibilidade nos hospitais.
Segundo a secretária, a partir da vinda de Fátima Guedes, os números serão oficiais e fidedignos.
Quanto ao credenciamento, Maria Thereza explicou que os leitos já estavam sendo usados, mas, até então, não estavam credenciados.
Com isso, o município passa a receber recursos referentes a nove leitos, sendo dois neonatais e sete pediátricos.
O próximo passo, segundo a secretária, é tentar cadastrar novos leitos do Pronto-Socorro do HC.
Pró-Hosp. A titular da Coordenadoria de Atenção à Saúde, da Gerência Regional de Saúde, Maria José de Oliveira Cunha Freitas, informou que a Secretaria de Estado, através do Pró-Hosp, vem aumentando e adequando, gradativamente, os leitos da UTI do HC. Em 2005, houve adequação de 20 leitos de UTI adulto e coronário e
20 neonatais. Já em 2007 houve adequação de seis leitos de UTI intermediário do pronto-socorro e, em abril de 2008, houve a ampliação de mais nove neonatais e pediátricos.
Até outubro de 2009 está prevista a adequação de mais 20 leitos adulto e infantil de UTI. De acordo com ela, até agora não há previsão de aumento do número, mas apenas adequação.