SAÚDE

Saúde quer descentralizarações de combate ao tabagismo

Marilu Teixeira
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 08:03
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde quer descentralizar as ações de prevenção ao tabagismo. Nesse sentido, desenvolveu um projeto de ações de prevenção e controle de tabagismo no município de Uberaba, que aguarda aprovação da Secretaria de Estado e Ministério da Saúde.

A intenção, segundo a secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha, é ampliar o atendimento, expandindo-o para a rede básica. Ela lembra que atualmente o atendimento é feito apenas no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

A proposta, submetida para aprovação aos órgãos estadual e federal, pretende criar uma Rede de Atenção Integral de Controle do Tabagismo para o desenvolvimento de ações articuladas e sistematizadas, com base na Política Nacional de Controle do Tabagismo, Política Nacional de Promoção da Saúde e diagnóstico local.

Segundo Maria Thereza, a valorização dessas ações ocorrerá mediante o estabelecimento de processos de articulação e mobilização dos diferentes segmentos sociais do município, envolvendo os conselhos locais, distritais e municipal, de saúde e educação.

Para tanto, será necessária uma parceria com o controle social; a mobilização e articulação de parceiros; e a capacitação dos profissionais da atenção básica com foco na criação de multiplicadores de conhecimento. "Também inclui a assistência farmacêutica, aumentando a acessibilidade e a resolutibilidade da atenção básica municipal; e a realização de ações educativas", destacou.

Para ela, o tabaco merece muita atenção durante a realização de projetos, principalmente no que se refere à prevenção de doenças, que começa na atenção básica. "Por isso elaboramos este projeto, que incorpora e implementa ações de promoção da saúde vinculadas à Atenção Básica", afirmou, acrescentando que é preciso o aumento da resolutibilidade do sistema com a implementação de políticas públicas integradas.

"Precisamos prevenir a iniciação no consumo de derivados do tabaco entre crianças e adolescentes e, ainda, estimular o abandono do fumo entre os já dependentes do tabaco, uma vez que é crescente o número de fumantes que procuram esse apoio", frisou.

Números. O Programa de Controle do Tabagismo atende a sete grupos, o que representa 120 pessoas/ano. Com apenas duas funcionárias, a lista de espera é de mais de 600 fumantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por