Fábio Braga
Com o término da campanha previsto para esta semana, no último levantamento apenas 54% do público alvo havia sido vacinado
Secretaria Municipal de Saúde adota estratégias para ampliar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite e sarampo. A Campanha de Multivacinação termina nesta semana em todo o país e a quantidade de crianças vacinadas ainda está abaixo do esperado. Sendo assim, em Uberaba, algumas ações de buscativas começam a ser desenvolvidas.
Conforme o último levantamento divulgado, no município, cerca de 54% do público alvo (crianças de um ano a menor de cinco anos) havia sido vacinado, isto é, aproximadamente 8.050 crianças imunizadas. Lembrando que a meta é vacinar 14.877 crianças em Uberaba. De acordo com a estimativa feita no Estado, a expectativa era de estar com algo em torno de 95% de Cobertura Vacinal nesta que é a quarta semana da campanha.
“Para aumentar o índice, começamos com uma buscativa nos bairros. Os agentes comunitários estão indo de porta em porta verificando cartão de vacinação das crianças e, se não tiver atualizado, a criança será encaminhada para uma unidade. Além disso, vamos desenvolver uma ação nos Cemeis para vacinar as crianças que ainda não tomaram as doses contra o sarampo e poliomielite. Assim como fizemos com a gripe, vamos pedir autorização dos pais e, se houver a permissão, a criança será imunizada”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura.
Robert diz que as ações começaram esta semana e podem continuar mesmo com o fim da campanha, uma vez que o propósito é imunizar as crianças, e a campanha nada mais é que uma forma de mobilização. Com relação à possibilidade de prorrogação, visto que o número de crianças vacinadas está baixo no país e no Estado, Robert explica que aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde, mas pode ser que a prorrogação aconteça.