De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, continua baixa a procura pela segunda dose da vacina contra a gripe comum e a H1N1 infantil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, continua baixa a procura pela segunda dose da vacina contra a gripe comum e a H1N1 infantil. Na semana passada, apenas 183 crianças haviam procurado o posto de vacinação para receber a segunda parte da imunização. E o último balanço feito pela equipe da campanha no município percebeu que o número continua negativo, lembrando que a vacinação termina amanhã.
Segundo a coordenadora da Central de Distribuição de Vacinas de Uberaba, Lúcia Vallim, apenas 600 das mais de 4.800 crianças a partir de seis meses e menores de dois anos que fazem parte desta campanha foram completamente imunizadas contra a gripe até agora. “Acreditamos que a baixa procura esteja relacionada a algum esquecimento da população, pois muitos pais compareceram na primeira etapa, feita no calor da campanha. Agora, a segunda dose está sendo aplicada a partir do retorno ao posto de saúde”, revela.
A enfermeira destaca que as equipes do Programa Saúde da Família estão fazendo busca ativa através de visitas às residências nos bairros e também às creches, com o objetivo de atingir a meta.
“É muito importante que os pais se lembrem de levar as crianças para receber a segunda dose, pois somente a primeira vacinação não será suficiente para protegê-las contra a gripe e suas complicações”, convida Lúcia Vallim.
É bom lembrar ainda que, neste sábado, dia 18, o município dará início também à vacinação infantil contra sarampo, caxumba, rubéola e paralisia infantil, para crianças menores de 5 anos. Por conta da antecipação dessa campanha, o município diminuiu o prazo para a segunda dose contra a gripe, que vai somente até amanhã. Apenas as crianças que receberam a primeira dose no início da campanha serão vacinadas nesta etapa. Os pais podem procurar qualquer unidade de saúde, levando o cartão de vacinação infantil. (TM)