SAÚDE

Simples disfunções causam sérios problemas posturais

Normalmente os problemas estruturais, como no joelho, ombro e coluna, por exemplo, são reflexos de alterações no pulmão ...

Publicado em 17/02/2011 às 11:12Atualizado em 20/12/2022 às 01:37
Compartilhar

Normalmente os problemas estruturais, como no joelho, ombro e coluna, por exemplo, são reflexos de alterações no pulmão, rins, intestino e cérebro. Para descobrir tais relações, a osteopatia atua com a formulação de investigação completa dos acontecimentos sofridos pelo organismo, a partir de hábitos alimentares ou posturais, situações como tombos, traumas, infecções, predisposição genética, através de entrevista, testes e avaliações. “E não precisa ser uma doença propriamente dita, pode ser um intestino preso, queimações estomacais, dores de cabeça etc. As pessoas não sabem, mas esses problemas podem ser tratados através da osteopatia, com um fisioterapeuta”, destaca a fisioterapeuta Adriana Silva Teixeira, especialista em osteopatia.

Dores crônicas de garganta ou tosses frequentes podem estar relacionadas a um problema estrutural no pescoço, na coluna cervical, devido a restrições de movimento. “Isto porque os nervos que saem da medula espinhal para enervar os músculos da região da coluna são os mesmos que enervam os órgãos, como a garganta. Às vezes, uma pessoa pode desenvolver uma escoliose - quando a coluna fica em S -, por exemplo, a partir de uma disfunção no estômago. O corpo tenta “abraçar” a lesão para o melhor funcionamento do órgão, mas, mesmo que a função seja restaurada, a pessoa pode ter outros problemas decorrentes da postura adaptada”, reflete Adriana Teixeira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por