Mais que isso: o sono ajuda a organizar as memórias, adicionando detalhes como emoções sentidas e reconfigurando as ...
Pesquisadores da Universidade de Notre Dame e da Faculdade de Boston, ambas nos Estados Unidos, reforçam os motivos de um bom son ele ajuda a consolidar as memórias, fixando as informações aprendidas para que o cérebro as localize mais rapidamente mais tarde.
Mais que iss o sono ajuda a organizar as memórias, adicionando detalhes como emoções sentidas e reconfigurando as informações memorizadas que podem, depois, ajudar a solucionar problemas de forma mais rápida e original.
O artigo de Jessica Payne e Elizabeth Kessinger, publicado no periódico Psychological Science, acompanhou esse processo. “O sono faz com que as memórias fiquem mais vívidas. Além disso, reorganiza a ordem e reestrutura essas memórias, fazendo-as se associarem. Portanto, no momento em que tentamos lembrar onde deixamos a chave do carro, também acabamos nos lembrando de outros detalhes, como o que deve ser feito no caminho para o trabalho”, explicam as pesquisadoras.
Payne e Kessinger também observaram que as memórias, durante uma boa noite de sono, são associadas às informações emocionais. Ao presenciar um acidente de carro, por exemplo, no período de sono ela será reestruturada, enfatizando os detalhes do ocorrido e deixando informações complementares, mas não importantes, de lado (como as árvores ao fundo da cena do acidente). A pesquisa comprovou isso ao monitorar as funções cerebrais de indivíduos durante o sono noturno e notando que as regiões de memória e emoções estavam bastante ativas enquanto essas pessoas dormiam.