SORRISO EM DIA

Sorria, meu bem!

Confira quais são os principais tratamentos odontológicos para valorizar a dentição e a sua imagem pessoal

Publicado em 22/01/2023 às 12:23Atualizado em 22/01/2023 às 12:51
Compartilhar
Por trás de dentes brancos e um sorriso cativante sempre tem uma pessoa preocupada com sua saúde bucal (Foto/Reprodução)

Por trás de dentes brancos e um sorriso cativante sempre tem uma pessoa preocupada com sua saúde bucal (Foto/Reprodução)

Por trás de dentes brancos e um sorriso cativante sempre tem uma pessoa preocupada com sua saúde bucal. É o que dizem os especialistas. Hoje em dia, muita gente procura os consultórios odontológicos para clarear os dentes, corrigir falhas ou a própria arcada dentária, melhorar o aspecto de dentes e gengivas. Cada dia mais, a odontologia estética vem sendo procurada para proporcionar a harmonia entre os dentes, tecidos da boca e a face, de um modo geral.

A seguir você confere quais são os principais tratamentos odontológicos para valorizar a dentição e a sua imagem pessoal.

Implante dentário – Além de melhorar a estética, ele visa também a funcionalidade das arcadas dentária, porque substitui dentes que foram perdidos. Nessa técnica, o profissional instala um pino no osso alveolar, confeccionando uma raiz artificial. Ele será envolvido pelo tecido ósseo, ficando totalmente preso na boca. Por isso, oferece mais firmeza na mastigação e liberdade para sorrir e falar.

Clareamento - É um procedimento estético muito popular e, atualmente, bem acessível. Seu objetivo é clarear a tonalidade do esmalte dos dentes, eliminando o amarelamento, escurecimento e manchas que prejudicam a aparência do sorriso. O clareamento pode ser feito em consultório ou em casa. No primeiro, o dentista aplica o gel clareador à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida e pode utilizar laser ou luz LED para potencializar os seus efeitos. A quantidade de sessões varia dependendo do quanto o paciente deseja clarear a dentição. Geralmente são feitas de uma a quatro, em intervalos seguros para evitar a manifestação de complicações, como sensibilidade. O clareamento caseiro é feito com o acompanhamento do dentista. A diferença é que o próprio paciente fica responsável por fazer aplicação do gel clareador. É confeccionada uma moldeira para encaixar na arcada dentária com o produto. Ela deve ser utilizada por algumas horas todos os dias, até alcançar o resultado desejado.

Toxina botulínica – Ela atua na musculatura, tendo aplicações terapêuticas e estéticas. No segundo caso, ela pode ser utilizada para tratar as assimetrias faciais relacionadas aos músculos. Também é uma alternativa para pessoas com sorriso gengival. Nesse caso, o tratamento é feito por meio de injeções na musculatura responsável por fazer os movimentos do lábio superior. A toxina gera uma paralisia reversível, evitando que esse músculo se eleve demais quando a pessoa sorri. Assim, a gengiva não fica tão exposta. Com o passar do tempo o organismo absorve naturalmente a toxina botulínica, por isso, os resultados são transitórios. É necessário fazer a reaplicação dela periodicamente, respeitando limites seguros para não causar efeitos colaterais ou a resistência orgânica.

Lentes e facetas de porcelana

No caso de pessoas que desejam mudar algumas características dos dentes, existe a opção das lentes de contato dental e das facetas de porcelana. Ambas são laminados protéticos com poucos milímetros de espessura, confeccionados de forma personalizada para cada paciente. Essas lâminas são coladas sobre os dentes que se localizam na região estética do sorriso, ou seja, aqueles que aparecem mais quando a pessoa sorri. Elas recobrem esses dentes alterando o seu aspecto. A diferença entre as facetas e as lentes de contato está na espessura do material. As facetas são um pouco mais grossas do que as lentes, por isso, conseguem corrigir até mesmo os pequenos desalinhamentos das arcadas dentárias.

É importante saber que tanto as lentes quanto as facetas são um tratamento definitivo. Uma vez coladas sobre os dentes elas não podem mais ser retiradas. Isso é feito apenas pelo dentista, se houver necessidade de substituir o laminado.

Bichectomia – Trata-se de uma cirurgia que remove a gordura da bochecha, deixando o rosto mais harmonioso, fino, esculpido e com as maçãs mais definidas. Pacientes que apresentam excesso de gordura ou plenitude na região inferior da bochecha são eletivos para o procedimento.  O cirurgião dentista está capacitado para realizar a cirurgia, que é considerada simples, dura cerca de uma hora e exige anestesia local. A recuperação completa costuma durar em média 14 dias e não envolve nenhum tipo de repouso, apenas algumas restrições alimentares. É valido lembrar-se, entretanto, de que a bichectomia não é para todo mundo. Quando realizada em pacientes sem a necessidade do procedimento, pode antecipar o envelhecimento do rosto, que, com o passar dos anos, naturalmente fica mais fino.

Importante, porém, que os tratamentos odontológicos preventivos proporcionam resultados positivos em curto e longo prazo. Não se esqueça de seguir as recomendações do especialista e, sempre que perceber qualquer sintoma ou alteração em sua boca, faça uma consulta extra para garantir o melhor cuidado com o seu sorriso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por