As consultas devem ser agendadas por telefone (34) 3318-5530
Começa nesta quinta-feira (17) o funcionamento do primeiro Ambulatório PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), método de prevenção à infecção pelo HIV, oferecido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). As consultas devem ser agendadas por telefone (34) 3318-5530.
Segundo o infectologista Rodrigo Juliano Molina, o medicamento só é disponibilizado no serviço público e, na cidade, apenas ele é liberado para realizar o atendimento por meio do Ministério da Saúde (MS). O tratamento é feito após ingestão diária de um comprimido que combina dois antirretrovirais, o tenofovir e a emtricitabina, que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. “Ela começa a funcionar após 7-14 dias de uso ininterrupto e precisa ser tomada por um período prolongado”, afirma.
É possível que o paciente manifeste efeitos colaterais, apesar de eles serem raros – náuseas, diarreias ou dores de cabeça, que tendem a desaparecer antes do fim do primeiro mês de tratamento.
Após a realização de teste rápido de detecção de HIV, sífilis e hepatites, são disponibilizados ao paciente os primeiros 30 comprimidos para o tratamento já na primeira consulta. O retorno ocorre antes do fim do medicamento e na segunda consulta são fornecidos outros 90 comprimidos, quando acompanhamento passa a ser trimestral. O tratamento acontece somente quando não existe a infecção pelo HIV, uma vez que o tratamento é profilático e o remédio não consegue, sozinho, tratar o portador do vírus. Rodrigo Molina destaca que a PrEP é indicada para grupos de risco/vulneráveis, como profissionais do sexo, indivíduos transexuais, homens que fazem sexo com homens, pessoas que tenham usado profilaxia pós-exposição repetidamente ou que o médico considere existir risco, por exemplo, um casal soro diferente, no qual um tem o vírus HIV e o outro não.