Com um banco de dados numeroso e bem elaborado, a cidade deve participar dos testes da nova versão do sistema que será lançado em breve em nível nacional.
Além disso, a secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha alerta para o fato de o Hiperdia ter atingido a meta de estar em segundo lugar no Estado de Minas Gerais no que se refere à relação entre população do município e número de pessoas cadastradas no programa.
"Estamos em segundo lugar no estado de Minas Gerais, atrás somente de Ipatinga", informa.
De acordo com a secretária, a referência para o MS é em função da agilidade do sistema, que sempre se aprimora para consultas e a inclusão de pessoas, de forma mais rápida, no DataSus.
Uberaba tem hoje mais de 27 mil pessoas cadastradas no programa Hiperdia. Em 2004, eram 14.410, passando para 16.884, em 2005. Em 2006, esse número subiu para 22 mil pessoas. "Isso se deve a um trabalho minucioso e competente de nossa equipe, que foi a campo, em busca dessas pessoas", avalia a secretária de Saúde, ressaltando que todos os pacientes recebem medicamentos da rede pública.
Algumas pessoas, acima de 70 anos, recebem esses medicamentos em casa. As outras podem buscá-los na Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa. Mas, de acordo com Maria Thereza, essa faixa etária deve diminuir. A Secretaria Municipal de Saúde deve começar, em breve, a entrega dos remédios, em casa, para pessoas com idade a partir dos 60 anos.