Foto/Arquivo JM
Sérgio Marçal reforça que a medida da Secretaria de Saúde visa apoiar tanto quem já sofre com algum transtorno psicológico quanto quem enfrenta dificuldades durante o isolamento social
O cenário atual, causado pelo novo coronavírus transforma a rotina de incontáveis pessoas ao redor do mundo. O isolamento social é uma das principais medidas adotadas para evitar a proliferação do vírus. O poder público, em diversas esferas recomenda que as pessoas fiquem em casa. Em alguns municípios, como Uberaba, atividades presenciais estão sendo suspensas a cada dia, entre elas os atendimentos eletivos.
No início desta semana, uma clínica psiquiátrica foi autuada após atender pacientes que, segundo o decreto municipal, não se encaixavam no perfil de urgência/emergência. A indicação da Secretaria de Saúde é que os atendimentos deste tipo sejam feitos de forma on-line.
A pasta reforça que serviço foi criado para suprir esta demanda. O “Saúde Mental na Escuta” tem por objetivo apoiar a população de Uberaba durante a pandemia. A ferramenta é uma recomendação para quem sofre com algum transtorno psicológico e/ou com isolamento e não pode realizar consultas presenciais
É um serviço de call center com objetivo de acolher a comunidade em razão da pandemia de Covid-19, em que a população pode passar por momentos de pressão psicológica devido ao isolamento social. O novo serviço atende à Lei federal 8.808/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
De acordo com o Departamento de Saúde Mental, já foram recebidas entre os dias 6 e 15 de abril aproximadamente 400 ligações. Segundo o coordenador do departamento, o psicólogo Sérgio Marçal, “a medida é evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das que já apresentam algum tipo doença psiquiátrica”. Marçal destaca que este serviço não substitui os psicólogos da Atenção Básica de Saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial para casos de urgência e emergência.
O serviço surge para responder à necessidade de acolhimento emocional qualificado à população em virtude do isolamento social, para evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das que já apresentam algum tipo de doença psiquiátrica.
Estrutura
O serviço conta com 13 profissionais entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais disponíveis 12 horas por dia das 7h às 19h. Os telefones sã 3325-8391, 3314-8101, 3314-8707, 3316-1328, 3321-7642 e 3314-7277.
Medicação
Para aqueles que fazem acompanhamento médico e precisam de alguma prescrição de receita, há uma resolução RDC Nº 357, de 24 de março de 2020, do Ministério da Saúde/Anvisa, que fala do aumento de prazos e quantidade de dispensação de remédios em receita, permissão de entrega remota de medicamentos devido a pandemia de Covid-19, orientação do tipo de receituário e quantidade máxima de prescrição.