A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está entre as instituições de ensino superior mineiras a serem homenageadas pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na terça-feira, 28.
A homenagem é para as IES que receberam nota máxima no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (ICG-MEC), neste ano.
A Reunião Especial de Plenário acontecerá às 14h e foi solicitada pelo deputado Elmiro Nascimento (DEM), por meio de requerimento.
Além da UFTM, serão homenageadas a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, a Universidade Federal de Viçosa, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.
O reitor pro tempore, professor Virmondes Rodrigues Junior, representará a UFTM na solenidade, quando o presidente da Assembléia de Minas, deputado Alberto Pinto Coelho, fará a entrega de uma placa de prata a cada representante das instituições.
Além do reitor, uma comitiva de docentes e servidores da UFTM irá a Belo Horizonte assistir à homenagem. O professor Luiz Cláudio Costa, reitor da Universidade Federal de Viçosa, fará o discurso de agradecimento em nome das cinco instituições de ensino superior.
Ranking. A UFTM é classificada como a 6ª melhor do país. Numa escala que vai de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5, a UFTM recebeu 402 pontos e foi classificada na faixa 5.
Para o reitor da UFTM, a classificação é fruto de um trabalho continuado desde a criação da Faculdade de Medicina, em 1953, e está alicerçada na qualidade e compromisso do corpo docente, discente e técnico-administrativo e nas condições de oferta dos cursos, que contam com estrutura adequada de funcionamento — salas de aula e laboratórios equipados, biblioteca e complexo hospitalar.
Virmondes lembra, inclusive, que neste momento a Universidade processa mais uma etapa da expansão, abrindo oito cursos e ampliando as vagas de ingresso.