PERIGO

Uso de telas por crianças pode gerar doenças oculares

Rafaella Massa
Publicado em 11/08/2024 às 17:29
Compartilhar

O uso de telas por crianças é um tema atual e urgente. Pesquisa de 2022, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 54,8% das pessoas de 10 a 13 anos tinha o aparelho para uso pessoal no país. Em alguns casos o uso do telefone celular pode causar vício, como retratado na novela “Travessia”, da Rede Globo. Mas, para além dos problemas psicológicos, o uso de aparelhos pode causar diversos prejuízos para vista.  

Segundo o oftalmologista Fabiano Hueb, hoje as crianças e adolescentes usam o aparelho celular de 5 a 6 horas de celular por dia. “Existe uma forte relação entre o uso de celular e tablet com o desenvolvimento de miopia. Então, a prevalência de miopia está aumentando muito, porque o cérebro entende que quando você usa muito a visão de perto, ele passa a esquecer a visão de longe. E isso é miopia. É dificuldade de enxergar para longe”, afirma.

O médico conta que hoje tem se tornado comum que crianças de 3 a 6 anos desenvolvam miopia em decorrência do uso de telas. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, os dados não são muito precisos, mas estima-se que a deficiência visual esteja presente em 30% da população e que, em 2050, 50% das crianças brasileiras serão míopes. 

No entanto, esta não é a única doença que pode ser desenvolvida por causa dos aparelhos. A Síndrome do Olho Seco também é um problema comum. Estudo publicado no jornal da British Contact Lens Association (BCLA), em novembro de 2021 concluiu que o tempo de tela prolongado na população jovem foi associado ao comportamento de piscar e aos sintomas consistentes com pacientes com olho seco.  

Para chegar aos resultados, os pesquisadores avaliaram as taxas de piscadas espontâneas, sintomas de olho seco e hábitos de uso de tela entre 456 participantes de uma convenção de jogos em Auckland (Nova Zelândia), com idades entre 13 e 75 anos 

“É o ressecamento ocular que a pessoa tem, aquele cansaço visual, uma dorzinha de cabeça, olho vermelho, o lacrimejamento reflexo. Então, esses dois fatores podem acarretar para miopia. E hoje é muito comum às crianças de 1 anos já mexendo ali na telinha, já aumentando a imagem ali da tela de celular, Então, é muito importante evitar o uso desses aparelhos, principalmente em crianças”, avalia Fabiano Hueb. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por