O estudo realizou testes em camundongos, com a introdução por via nasal de uma mistura entre a vacina normal e uma substância ...
A vacina oferecerá benefício no combate à infecção inicial, melhorando a resposta imunológica às doenças que são contraídas pela via nasal. A gripe e a pneumonia, por exemplo, poderão ser prevenidas com vacinas aplicadas pelo nariz. É o que diz a pesquisa publicada na Conferência de Primavera da Sociedade Geral de Microbiologia dos Estados Unidos.
O estudo realizou testes em camundongos, com a introdução por via nasal de uma mistura entre a vacina normal e uma substância chamada interleucina-12 (agente imunizador natural). Os cientistas obtiveram alto nível de proteção nos animais contra o vírus da gripe.
Antes, era um desafio conseguir essa proteção, pois as superfícies com mucosas normalmente apresentam baixa resposta imunológica. Especialistas da pesquisa afirmam que as vacinas normais não chegam a ser tão eficazes, já que não conseguem proteger o ponto por onde os agentes da doença entram
no corpo.
“Esta nova via de aplicação das vacinas pode melhorar muito a adesão da população em relação à imunização. Outro benefício é o combate à infecção inicial, melhorando a resposta imunológica do paciente ao micro-organismo”, explica o enfermeiro Alisson Daniel.
Essa nova vacina proporcionará a prevenção contra infecções, sendo útil no caso de uma ameaça bioterrorista ou mesmo em caso de uma pandemia de alguma variação do vírus da gripe.