SAÚDE

Vai curtir a festança junina? Não descuide de sua saúde!

Especialista alerta sobre o perigo dos exageros durante as comemorações

Publicado em 24/06/2022 às 16:17Atualizado em 18/12/2022 às 22:03
Compartilhar

Ela desponta como uma das festas preferidas no calendário nacional, e mesmo sendo mais tradicionais nos estados da região nordeste, o sucesso é garantido em qualquer parte do país. Afinal, nada pode ser mais brasileiro do que um evento que reúne dança, brincadeiras e, claro, boa gastronomia. No cardápio típico, opções como canjica, pé de moleque, curau de milho, maçã do amor e quentão abrem o apetite de qualquer um. São tantas opções saborosas, que naquela de comer ‘um pouquinho’ de cada coisa, é que se acaba comendo ‘um tantão’ em uma noite só. E é justamente aí que mora o perigo!

“Os excessos de açúcar e gordura, principalmente, podem tornar esses pratos muito calóricos e assim desinteressantes para nossa saúde”, alerta a nutricionista do Sistema Hapvida/RN Saúde, Adla Almeida.

A especialista destaca ainda que além do perfil calórico da maioria dos pratos típicos, outro ponto que merece a atenção é o período em que as festas acontecem, marcado pelo clima mais frio, o que intensifica a fome, por conta do esforço necessário do nosso organismo para controlar a temperatura corporal.

Segundo especialista, muitos dos pratos típicos desta época são calóricos e precisam ser consumidos de forma moderada | Crédit Freepik

Entretanto, para não acabar com a festa de ninguém, a especialista destaca que há alternativas para folia junina. Entre as indicações está a de apostar em pratos mais naturais, como o milho assado ou cozido, cuscuz, pamonha, amendoim e pipoca. “Além disso, prefira porções menores de bolos e atenção para as bebidas alcoólicas. Reduza o açúcar, beba água e assim se sentirá mais saciado”, sugere.

Para além das orientações nutricionais, vale lembrar que os festejos são oportunidades para reunir os familiares e amigos, o que possibilita práticas saudáveis como dançar e ouvir música. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de ouvir uma canção que gosta pode melhorar as frequências cardíaca e respiratória, enquanto a dança é tida como uma forma de exercício para todas as faixas etárias.

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por