Segundo Karla Chebel, apenas uma parcela dos tratamentos apresenta resultados consistentes
A celulite e a gordura localizada – o grande pesadelo de praticamente todas as mulheres – voltam a assustar, com a proximidade do verão. As roupas mais decotadas e justas e, principalmente, a moda praia deixam à mostra toda e qualquer imperfeição. Mas não se desespere! Especialistas garantem que, com simples mudanças de hábitos, é possível, pelo menos, atenuar o problema.
A fisioterapeuta estética Karla Jamil Chebel ressalta que o surgimento de celulite – geralmente atrelado à gordura localizada – está basicamente relacionado com quatro fatores: predisposição genética, fatores hormonais, alimentação desbalanceada e vida sedentária.
"A celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele. Ela surge por conta de nódulos de gordura que se formam na região subcutânea e impedem a oxigenação e a nutrição celular, causando os ‘furinhos’ na pele", detalha a especialista.
Karla alerta que, principalmente nesta época do ano, diversos tipos de tratamentos são propagandeados e prometem eficácia para o problema, enquanto que apenas uma parcela deles apresenta resultados consistentes e com base científica "Não só tratamentos especializados, como cuidados diários fazem toda a diferença na solução do problema", garante a fisioterapeuta.
Segundo a especialista, a melhor indicação para prevenir o aparecimento da celulite em regiões com tendência ao
acúmulo de gordura, como coxas, é uma rotina de exercícios físicos e massagens com cremes que diminuem a retenção de líquidos. "A natação é um dos esportes mais indicados, já que a pressão da água faz uma leve drenagem linfática no corpo e ajuda a desinchar. Importante investir também em exercícios que definem e alongam o corpo, como o Pilates", orienta.
Quanto à alimentação, a recomendação é a ingestão de muita água – cerca de dois litros – ao longo do dia. "O líquido ajuda a equilibrar o metabolismo, que fica mais eficiente na hora de se livrar das toxinas", destaca. De outro lado, é importante que se diminua a ingestão de sal. "Dois dias anteriores à ida à praia ou à piscina, a dica é evitar o excesso de carboidratos, sal e bebidas alcoólicas, que deixam o corpo inchado", salienta.
Tecnologia. Todos esses meios naturais de acabar com a celulite e a gordura localizada possuem seus aliados também no mundo tecnológico, a cada ano com mais inovações. Conforme conta a fisioterapeuta estética, hoje, entre os aparelhos mais modernos para o tratamento está o Manthus. O equipamento, que já virou mania nos verões anteriores, ganhou uma nova versão este an a "3.4".
O equipamento computadorizado, que promove uma emissão e combinação simultânea do ultra-som e as correntes estereodinâmicas, agora permite ao profissional o monitoramento – por uma tela plana – dos níveis de gordura encontrados na paciente, para que a corrente percorra exatamente aquela estrutura. "O ultra-som transforma a gordura em partículas finas, que atravessam as paredes dos adipócitos, caindo no tecido conjuntivo circundante, sendo então captadas pelos microvasos linfáticos ali existentes", explica Karla, esclarecendo que a gordura é metabolizada e usada como forma de energia. "É importante que a paciente saiba que, ao contrário do que dizem por aí, a gordura nunca é eliminada pela urina e suor", acrescenta.
São indicadas no mínimo dez sessões do tratamento, que devem ser feitas duas ou três vezes por semana. O Manthus é contra-indicado para gestantes, hipertensos e diabéticos descompensados e com infecções.