Foto/Divulgação
O whey protein, suplemento mundialmente conhecido por praticantes de academia, agora invade a categoria dos produtos de beleza e de cosméticos. A substância é derivada da proteína do soro do leite e, quando ingerido, pode ajudar no aumento da massa muscular, perda de peso, além de auxiliar na recuperação do tecido muscular e ser importante para o sistema imune.
Recentemente, empresas de cosméticos também passaram a usar o suplemento a base de proteína do soro do leite na formulação de produtos para o corpo. A inclusão de proteínas nesses cosméticos ajuda a reparar tecidos do organismo, sobretudo a pele, as unhas e o cabelo. “Cosméticos com whey protein são ricos nesses aminoácidos, e para os cabelos, por exemplo, podem atuar preenchendo a porosidade dos fios danificados e promovendo a recuperação da fibra capilar. Já para a pele, ele é rico em glutationa, um potente antioxidante, ideal para ajudar a eliminar os radicais livres e atrasar os sinais de envelhecimento”, explicou a dermatologista Kyara Luiza, do Hospital PAI, em entrevista ao portal Metrópoles. Esmalte enriquecido com whey protein
Em junho de 2018, durante o Congresso Internacional de Novidades e Tendências Consulfarma, foi lançado um produto inovador: um esmalte feito com whey protein. Como as unhas são constituídas de proteínas, utilizadas pelo organismo para o crescimento correto dessa estrutura, o whey protein tem um poderoso efeito. Quando há falta desse nutriente, no entanto, as unhas ficam opacas, quebradiças e danificadas.
Assim, o objetivo desse produto é colaborar para o fornecimento de proteína de alta qualidade por meio do whey, considerado uma substância de alto valor biológico. Esse fornecimento de aminoácidos -- micronutrientes formadores de proteínas --, deixam as unhas mais fortes e com menor riscos de quebra ou má aparência. Por que whey?
A escolha do nutriente foi devido ao valor científico já comprovado do whey protein. O suplemento ajuda a melhorar a imunidade, já que é composto de proteína, além de ter uma absorção rápida pelo organismo. Essa característica faz com que a substância seja um ótimo aliado na formulação do cosmético, proporcionando fortalecimento e melhor manutenção das unhas.
Embora o esmalte seja a última novidade, a principal aplicação de whey protein é em produtos para o cabelo. O objetivo dos cosméticos com a proteína do soro do leite é colaborar para o tratamento capilar. O foco, nesses casos, é aumentar a reparação, fortalecer e proteger os fios do cabelo. A ideia é a mesma aplicada no esmalte: como o whey protein possui efeito reparador sobre os tecidos do organismo, o mesmo acontece com os cabelos.
Diversos procedimentos químicos podem danificar os fios, como alisamentos, coloração e descoloração. Processos mecânicos, como chapinha e escova também podem colaborar para a perda de proteína das madeixas, bem como fatores externos como sol e vento. Os produtos capilares com whey prometem dar mais força e brilho, por meio da recomposição de aminoácidos.
Existem diversos produtos no mercado para cabelo e que utilizam whey protein. Máscaras capilares, shampoos e condicionadores são oferecidos com a proteína do soro do leite, além de incluirem outros nutrientes como vitaminas, tudo com o objetivo de fornecer maior aspecto e saúde aos fios.
É importante dizer, no entanto, que ainda não há estudos científicos conclusivos para atestar a eficácia de tais nutrientes em produtos de beleza. Dessa forma, por enquanto, toda a iniciativa pode ser avaliada apenas com base nas informações já descobertas sobre o whey protein.