ARTICULISTAS

História da Medicina em Uberaba

Guido Bilharinho
Publicado em 20/04/2024 às 18:38
Compartilhar

Além de inúmeras iniciativas pioneiras que têm marcado a contribuição de Uberaba para o país na pecuária, no teatro, na literatura e em invenções, a cidade também é pioneira em efetuar o levantamento minucioso e praticamente completo de sua História da Medicina no porte e na abrangência da realizada pelo médico José Soares Bilharinho na monumental História da Medicina em Uberaba, projetada para nove volumes, dos quais cinco já editados fisicamente e um eletronicamente.

O Autor, durante todas as manhãs no decorrer de dez anos, metódica e incansavelmente, procedeu à exaustiva pesquisa sobre todos – e põe todos nisso – aspectos da prática médica na cidade, elaborando verdadeira enciclopédia histórica da medicina em Uberaba.

Nenhuma cidade brasileira, ao que consta, possui algo no gênero e nessa área específica da atividade humana, menos ainda tão abrangente e multiforme, não esquecendo nem descurando o Autor de nenhuma de suas múltiplas manifestações, a ponto de ter, só de biografias dos médicos uberabenses, naturais ou aqui residentes e atuantes, mais de 250, algumas, como a do dr. José Ferreira, com 70 (setenta) páginas.

Além disso, surpreendentemente, nela estão focalizados, com nomes e períodos de atuação na cidade, até os por ele denominados “Médicos Itinerantes e Convidados”.

Categoria inimaginável por quem desatento e desinteressado deste como de todos os assuntos alheios ao estrito âmbito da luta pela sobrevivência (talvez uns 98% da população), essa de médicos do Rio e São Paulo que vieram à cidade e aqui exerceram por semanas ou por dois ou três meses sua atividade profissional especializada, residindo em hotéis, onde também atendiam os pacientes, quando não em farmácias e em consultórios de médicos aqui estabelecidos.

Impressionante nesse capítulo, que resgata e revela prática profissional significativa, o quanto Uberaba atraiu e se beneficiou dessas visitas em áreas médicas aqui não praticadas.

Entre as revelações mais relevantes – mais, porque, nesse texto, todas o são – constitui a estada e o atendimento profissional na cidade, por quase um mês em abril de 1929, no caso a convite, do célebre dr. Moura Brasil, bem como a ministração na cidade do primeiro Curso de Cirurgia Plástica procedido no Brasil, aplicado pelo médico argentino Júlio Otermin Aguirre em 1950.

Surpreendente e revelador, pois, esse capítulo do sexto volume da História da Medicina em Uberaba.

Nesse tomo, no entanto, conforme se verifica no Sumário e no texto, José Soares Bilharinho ainda focaliza, com minúcias: a) viagens de estudos e participação em congressos empreendidas por médicos uberabenses, visando atualização e aperfeiçoamento científico; b) diversos serviços especiais de saúde organizados em Uberaba no decorrer dos movimentos armados de 1930 e 1932 para atendimento dos feridos em combates; c) participação de médicos na unidade local da Liga de Defesa Nacional; d) participação e militância, em muitos casos intensa, de médicos na política; e) em prosseguimento à notável série de biografias de médicos iniciada no volume I com “Os Primeiros Médicos”, apresenta, nesse tema, (sessenta e duas) novas biografias (algumas extensas), com o que mais ainda enriquece o já considerável panteão biográfico uberabense, iniciado pioneiramente no século XIX por Antônio Borges Sampaio, constante de sua obra Uberaba: História, Fatos e Homens, e prosseguido por Hildebrando Pontes, José Mendonça e outros historiadores.

 Guido Bilharinho

Advogado em Uberaba e editor das revistas culturais eletrônicas Primax (Arte e Cultura), Nexos (Estudos Regionais) e Silfo (Autores Uberabenses)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Ricardo Motta

Botox

21/11/2024 às 18:55
Karim Mauad

Cenas de um mundo à deriva

21/11/2024 às 18:53
Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Os suspeitos do costume

19/11/2024 às 18:07
Ani e Iná

Equilibrista

19/11/2024 às 18:04
Renato Muniz Barretto de Carvalho

O cachorro atravessou a rua

18/11/2024 às 17:21
Nilson de Camargos Roso

Empreguismo

16/11/2024 às 18:11
Dom Paulo

Consciência Negra

16/11/2024 às 18:10
Vania Fonseca

Percepção do cotidiano: sintonia coletiva

14/11/2024 às 21:35
Arahilda Gomes

Carnaval com valsa?

14/11/2024 às 21:34
Fúlvio Ferreira

O golpe da República

13/11/2024 às 19:46
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por