José Mendonça nasceu em Uberaba no dia 19 de março de 1904, aqui falecendo em 1968. Estudou no então Grupo Escolar Brasil e no Colégio Marista Diocesano, formando-se em Direito, no Rio de Janeiro, em 1926. Exerceu a profissão até 1930 na cidade do Prata, transferindo-se em seguida para Uberaba, onde advogou até seu falecimento. Foi professor de Literatura e Língua Portuguesa, História Antiga e Medieval e Direito Civil, respectivamente, na Escola Normal, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino e na Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro. Participou da fundação e da diretoria e também presidiu a 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, o Rotary Club de Uberaba e a Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Como jornalista, manteve por mais de 35 (trinta e cinco) anos coluna semanal no jornal Lavoura e Comércio.
Autor de vários livros publicados e inéditos. Entre estes, “Soluções Econômicas e Sociais”, “Ação Declaratória” e “História das Américas”. Dos primeiros, salientou-se “Ação Nacional”, editado no Rio de Janeiro em 1937, obtendo grande repercussão, sobre ele pronunciando-se entusiasticamente, entre outros, Monteiro Lobato, Nélson Werneck Sodré e alguns dos principais jornalistas da época, como Plínio Barreto, em São Paulo, e Carlos Chiachio, na Bahia, além de Paulo Rosa, Odorico Costa e Abel Reis, em Uberaba.
Em 1940, lançou o livro jurídico “A Prova Civil”, um dos clássicos brasileiros sobre o assunto.
Em 1956, por ocasião das comemorações do centenário de elevação de Uberaba à categoria de Cidade, fez publicar no Lavoura e Comércio, de janeiro a agosto, os “Capítulos de Nossa História”, posteriormente, em 1974, sob o título “História de Uberaba”, editado em livro pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro, reeditado pela mesma Academia em 2008 e, agora, editado eletronicamente no blog bibliografiasobreuberaba.blogspot.com.
*
Há muitos anos, desta última obra esgotaram-se a primeira e a segunda edições. Publicada no bojo do projeto editorial da Academia iniciado em 1970 com a “História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central”, de Hildebrando Pontes, o livro de José Mendonça não veio complementar o de Hildebrando, mas diversificar e ampliar o enfoque historiográfico sobre a evolução da cidade, nele multifacetada em série de capítulos, não por acaso, pois, denominados originariamente de “Capítulos de Nossa História”, embora, dadas as dificuldades, à época, de acesso às fontes históricas ou por deficiências das então acessíveis, ocorreram no livro algumas indicações posteriormente esclarecidas.
A par permitir localização e acesso rápido aos temas focalizados, só a circunstância de tê-los destacado e a eles dedicar textos próprios e independentes uns dos outros os valorizou e sobre eles chamou a atenção.
Característica marcante da obra, além evidentemente de sua grande quantidade de informação, é a admiração e o entusiasmo de José Mendonça pelos feitos, instituições e pessoas que marcaram mais nítida e eficazmente a vida da cidade, plasmando seu singular perfil social e comunitário.
Guido Bilharinho
Advogado em Uberaba e editor das revistas culturais eletrônicas Primax (Arte e Cultura), Nexos (Estudos Regionais) e Silfo (Autores Uberabenses)