Acontece hoje a 7ª edição do Casamento Comunitário para casais de baixa renda e união estável. Pela primeira vez, este ano, os 89 casais inscritos participaram de cursos preparatórios e terão acompanhamento de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O evento é realizado em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) com os cartórios do 1º e 3º Ofício.
Para a titular da Seds, Maria Thereza R. da Cunha, o objetivo do casamento comunitário é oficializar a união estável e resgatar a cidadania, valorizando a família e despertando os vínculos familiares e a participação na sociedade. Este ano, mais de 100 casais se inscreveram para a cerimônia, mas, devido à documentação exigida, nem todos poderão oficializar a união, ressalta a secretária. Em 2010 foram realizados 92 casamentos.
A novidade desta edição foi o curso preparatório para os participantes, ministrado por psicólogos e assistentes sociais da Seds, nos oito Cras. Porém, essas famílias serão acompanhadas pelos profissionais dos Centros de Referência, explica Maria Thereza. “Estamos fazendo a união do casamento comunitário com as políticas de fortalecimento de vínculos familiares que temos através dos Cras.”
A cerimônia acontece hoje, às 19h, no Cine Teatro Vera Cruz, que recebe decoração especial para o evento. A abertura será feita pelo saxofonista Caio, com a união sendo registrada pelos cartorários Ivone Sallum e Aloísio de Oliveira Ferreira Neto. Cada casal ganhará uma fotografia de lembrança, sendo sorteados presentes doados pelos comerciantes da cidade e distribuídos bombons para os convidados.