ANIVERSÁRIO JM 53 ANOS

A união mostrou sua força

Lídia Prata Ciabotti
Publicado em 25/07/2025 às 09:31Atualizado em 25/07/2025 às 10:09
Compartilhar

Capa do dia 25 de abril de 2018 (Foto/Arquivo JM)

Raras vezes, na história política recente de Uberaba, se viu uma mobilização tão vigorosa e eficiente em torno de um objetivo maior, como aconteceu em 2018 para manter aqui o Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) da Mosaic.

Tudo começou com a notícia estampada no Jornal da Manhã, dando conta que a empresa estava preparando a mudança de sua equipe de gestão para a vizinha Uberlândia. Lá seria instalado o CSC, ficando aqui apenhas a unidade produtora de fertilizantes fosfatos, a maior da América Latina e um dos orgulhos do parque industrial de Uberaba.  Naquele momento, os colaboradores graduados da Mosaic já haviam sido informados sobre a opção da multinacional por Uberlândia, mas a notícia só chegou ao conhecimento público quando estampada na capa do JM.

Na época, o prefeito era Paulo Piau. Ele e seu secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, acionaram o comando da empresa, em São Paulo, conseguindo agendar reunião aqui para tratar do assunto, pessoalmente. Veio Carlos Jenibeli, a quem cabia a decisão sobre a localização do CSC.  

Desprovido da vaidade própria de políticos que chamam para si a paternidade exclusiva das conquistas, Piau convocou representantes dos mais diversos segmentos para participar da reunião, incluindo Stiquifar – o sindicato dos trabalhadores da Mosaic, lideranças empresariais e políticas independente de partido, para “apresentar” Uberaba ao chefão da multinacional. Números sobre educação, saúde, saneamento, infraestrutura e outros mais foram colocados na mesa. Com essa mobilização, Uberaba conseguiu o que desejava: a decisão foi revertida três meses depois daquela reunião histórica na Prefeitura.

Mas até a batida do martelo, Uberaba teve de fazer o dever de casa. A empresa fez diversas exigências para a instalação da unidade de gestão aqui, como a oferta de voos para São Paulo no aeroporto local, e a disponibilidade de imóvel para a instalação do escritório. A lista da empresa ainda incluiu vagas na rede de ensino, instituições para formação de mão-de-obra e acesso ao sistema de saúde.

A Mosaic ganhou área de 3 mil metros quadrados no Parque Tecnológico e lá ergueu o seu Centro de Soluções Compartilhadas, concentrando em uma única unidade as operações  relativas à execução das atividades administrativas de recursos humanos; contabilidade, impostos, operações financeiras e de crédito, tecnologia da informação, gestão de carteira de clientes, compras indiretas e facilities. Com investimentos da ordem de R$ 8 milhões, a instalação propôs a geração inicial de cerca de 350 empregos diretos e indiretos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por