ExpoZebu fecha 2010 com resultados acima da expectativa e boa avaliação dos diretores, com propostas internacionais
ExpoZebu fecha 2010 com resultados acima da expectativa e boa avaliação dos diretores, com propostas internacionais e expansão da ABCZ. Nos 13 dias de feira, 313 mil visitantes passaram pelo Parque Fernando Costa, inclusive 461 representantes de 28 países.
Os leilões superaram em R$ 13 milhões os valores do ano passado, movimentando R$ 69 milhões. As empresas de sêmen e os shoppings de gado também tiveram crescimento, mas os números ainda não foram divulgados.
O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, ressalta que o palanque político desse ano, com o vice-presidente José Alencar e a primeira-dama Marisa Letícia, de dois dos principais candidatos presidenciáveis e muitos representantes da Câmara e do Senado, é reflexo da grandeza do evento. “Esse ano foi atípico, com toda essa presença política e todo mundo querendo mostrar a cara, mas é muito importante porque mostra o prestígio político da ABCZ”, afirma.
José Olavo diz ainda que os vários encontros sobre saúde animal e meio ambiente foram produtivos. Mesmo sem definições, as reuniões serviram para mostrar as diretrizes da pecuária sustentável aos políticos.
Esse ano, os visitantes estrangeiros trouxeram a proposta de escritórios da ABCZ em territórios internacionais. Até agosto, Costa Rica, Venezuela e países da África devem ganhar uma filial da associação do zebu para dar continuidade à sequência de controle de registro e genética. José Olavo disse que proposta deve ser estudada pela diretoria.
Outro resultado da ExpoZebu é o documento assinado pelo presidente Lula, que permite a compra da área do Ifet localizado ao lado da ABCZ. Segundo José Olavo, o espaço vai ser usado para sediar departamentos que estão deslocados ou desconfortáveis e comportar o centro avançado em genética animal.