A proposta de Uberaba tem como foco a requalificação da região central, transformando-a em um polo turístico, cultural e de habitação. (Foto/Divulgação)
Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), marca presença em Brasília (DF) nesta quarta (13) e quinta-feira (14). A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, representa o Município no evento que apresenta os resultados do Projeto Cidade Presente e os novos projetos a serem desenvolvidos nos próximos anos: AdaptaCidades e AcoplaRE
Isabella apresentou a proposta de Uberaba, que foi um dos seis municípios selecionados, entre 170 candidatos, para participar da iniciativa. O projeto é uma cooperação entre Brasil (Ministério das Cidades) e Alemanha, por meio da agência de consultoria Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
A proposta de Uberaba tem como foco a requalificação da região central, transformando-a em um polo turístico, cultural e de habitação.
O “Circuito Viva o Centro” faz parte de um conjunto de ações articuladas pelo projeto Cidade Presente, que busca revitalizar o centro histórico de Uberaba. Em abril, foi inaugurado o circuito, com 18 atrações oficiais, que consistem em locais de relevância cultural e histórica, além de sete sugestões de visitas alternativas, com o mesmo viés, a serem feitas a pé.
Na ocasião, também foi entregue a primeira etapa das obras de requalificação do centro histórico de Uberaba, que incluiu a realocação da estação BRT “Mercado Municipal” e intervenções na Praça Manoel Terra e entorno, com o objetivo de integrar o Mercadão ao Geossítio Santa Rita, fortalecendo a conexão entre espaços de valor histórico e cultural.