A ação "Desacelere na Volta às Aulas" segue para a segunda quinzena de fevereiro, já tendo alcançado mais de 18 instituições de ensino e beneficiado diretamente mais de 10 mil alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno, abrangendo escolas das redes municipal, estadual e privada.
Promovida pela Secretaria de Defesa Social, a iniciativa tem como principal objetivo reforçar a segurança no trânsito por meio de orientações e atividades educativas nas proximidades das escolas durante o retorno das aulas.
As próximas instituições de ensino a receberem a iniciativa são as Escolas Municipais Frei Eugênio, Santa Maria e Professor José Geraldo Guimarães, as Escolas Estaduais Quintiliano Jardim, Aurélio Luís da Costa, Dr. Fidélis Reis e Professor Chaves, além dos Colégios FG, Nossa Senhora das Dores, Gabarito e Oswaldo Cruz, entre outras.
“Observamos que a presença ativa das equipes na porta das escolas tem gerado uma mudança notável no comportamento dos pais, que passaram a adotar atitudes mais responsáveis no embarque e desembarque dos alunos, contribuindo diretamente para a fluidez do tráfego e a segurança dos estudantes”, destacou o agente de trânsito da Seção de Educação no Trânsito, Douglas Rezende de Andrade Douglas.
A campanha conta com a atuação diária de uma equipe integrada, composta por profissionais da Seção de Educação no Trânsito, equipe de fiscalização de Transportes Especiais, agentes de trânsito, Guardas Civis Municipais e Polícia Militar. A ação está programada para continuar até o final de fevereiro, com a possibilidade de ser estendida até março, se necessário, para atingir novas comunidades escolares.