(Foto/Divulgação/Arquivo)
A ação "Volta às Aulas – Paz no Trânsito Começa por Você" segue para a última semana de fevereiro com mais de 27 escolas visitadas e 11 mil alunos impactados, tanto na rede municipal quanto na estadual e privada. O principal objetivo dessa ação, promovida pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio das Secretarias de Defesa Social e Educação, é proporcionar mais segurança à comunidade escolar e garantir uma circulação tranquila nas proximidades das escolas.
Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, as atividades tiveram um enfoque específico nas escolas dos bairros Valim de Melo, Chica Ferreira e Jardim Itália, atendendo a uma demanda do secretário de Educação, Celso Neto.
Já entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, as abordagens educativas devem acontecer nas portas das escolas municipais Professor José Geraldo Guimarães, Monteiro Lobato, Aluízio Rosa Prata, Cemeis Tia Betinha, Joana D’Arc e Dirce Miziara, além das escolas estaduais Professora Corina de Oliveira, Dom Eduardo, além dos Colégios Ferreira Gomes e Dr. José Ferreira.
Segundo Douglas Rezende de Andrade, da Seção de Educação no Trânsito, as equipes, compostas pela Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Seção de Transporte Especializado e Seção de Educação para o Trânsito, identificaram e abordaram as particularidades de cada instituição escolar. Paralelamente, foram realizadas atividades direcionadas às escolas da área central, onde o tráfego costuma apresentar desafios durante a saída dos alunos.
“Além desse trabalho, as equipes elaboram relatórios individuais, identificando pontos críticos e sugestões de melhorias nas proximidades das escolas. Essas informações são encaminhadas às autoridades competentes para intervenções necessárias para que o trânsito ali seja melhorado”, relatou Douglas.
Ele pontuou ainda que a iniciativa atende a um pedido especial da prefeita Elisa Araújo, que solicitou uma abordagem mais atenciosa e afetuosa à comunidade escolar, especialmente às crianças. “Assim, estamos comprometidos em atender ao pedido da prefeita, proporcionando um retorno às aulas mais seguro e tranquilo em termos de trânsito”.
A ação está programada para continuar até o final de fevereiro, com a possibilidade de ser estendida até março, se necessário, para atingir novas comunidades escolares.