Para acompanhar a elevação do produto, padarias e confeitarias de Uberaba aumentam os preços
A alta no preço do açúcar não encarece só a conta do supermercado. Para acompanhar a elevação do produto, padarias e confeitarias de Uberaba aumentam os preços e o café da manhã está mais caro.
Somente nos últimos 30 dias, o produto refinado ficou 10,26% mais caro e o cristal, 8,06%, conforme a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, o açúcar quebrou recordes e teve o preço mais alto dos últimos 29 anos.
Gleisson Henrique Ferreira Borges, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias de Uberaba (Sindipan), explica que 90% dos produtos da panificação usam açúcar. Por isso, a baixa de preços não está prevista no setor. “Teve aumento da mão-de-obra, da farinha, e o açúcar está muito caro. Não tem como baratear nada ainda.”
Até o fim do ano passado, a justificativa para a alta do açúcar era a enxuta safra da Índia, segundo maior produtor mundial. Mas cooperativas indianas já divulgaram que a safra de 2010 será maior que a de 2009 e a expectativa é que o preço diminua.
Lília Cristina da Costa Lima, proprietária de uma padaria no bairro São Benedito, diz que há dois meses teve que aumentar os preços de alguns produtos para acompanhar a alta do açúcar. “Muita coisa eu não repassei, estamos tentando esperar porque todo ano tem alta, mas depois de uns três meses costuma baixar um pouco.”