DEMORA

Adolescente é atropelado em Uberaba e aguarda quase 1h30 por uma ambulância do Samu

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 25/09/2023 às 09:25
Compartilhar

Acidente foi registrado por câmeras de segurança (Foto/Reprodução)

Mãe de um adolescente, de 16 anos, procurou a reportagem do Jornal da Manhã para reclamar de demora no socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O filho dela foi atropelado, na última quarta-feira (20), na avenida Guilherme Ferreira, às 14h16, mas só foi atendido por uma unidade às 16h44. Em nota, a Prefeitura de Uberaba alega que todas as viaturas estavam empenhadas em outras ocorrências e que houve aumento na média de atendimentos no dia do acidente. 

Segundo o relato da denunciante, o filho foi atropelado por um carro de passeio nas proximidades da rua José de Alencar com a avenida Guilherme Ferreira. O motorista prontamente prestou assistência e o Samu foi acionado. Apesar do impacto e do susto, ele aparentava estar consciente e orientado. 

Porém, apesar do apoio do envolvido, que é enfermeiro, e de pedestres ao redor, o garoto só foi atendido por uma unidade de resgate depois de uma hora e meia. "A pergunta que fica é: e se ele estivesse com hemorragia interna? Esperar todo esse tempo não seria prejudicial? Ele não correria risco de morte?", desabafou a mãe. 

A reportagem do JM entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para esclarecimentos. Em nota, o governo aponta que o chamado foi registrado às 14h16, com a vítima consciente, orientada e levada a um estabelecimento comercial em frente ao local do fato. 

Neste momento, todas as viaturas estavam em outras ocorrências, segundo a regulação. "Incluindo a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que também é regulada pelo SAMU, por meio do termo de cooperação. As unidades atendiam aos seguintes chamados: saturação com evolução para parada cardiorrespiratória, sangramento ativo de membro superior, parada cardiorrespiratória, arritmia cardíaca em paciente com câncer, crise convulsiva na rua, desconforto respiratório, duas colisões entre veículos com quatro vítimas e queda de quatro metros de altura de um barranco", informou. 

A primeira viatura liberada foi encaminhada às 15h44. O adolescente estava dentro do estabelecimento comercial com sinais vitais estáveis, apresentando escoriações nos cotovelos, queixando de dor em membros superiores, e foi encaminhado para uma unidade hospitalar. 

"O SAMU destaca que na mesma data houve um aumento na média de atendimentos. Foram 103 ligações recebidas, das quais 70 resultaram em saídas das viaturas para atendimento, sendo 62 atendimentos para as USBs (Unidades de Suporte Básico) e 8 atendimentos com suporte avançado. O fluxo acentuado de chamados pode ocasionar momentos de pico de atendimento. Porém, todas as ocorrências, em que não é possível o atendimento imediato, continuam sendo monitoradas pela equipe até que uma unidade esteja disponível", termina a nota. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por