Parceria entre Arquivo Público de Uberaba e UFTM estimula estudos e preserva acervo histórico do município (Foto/Divulgação)
Documentos raros e preservados pelo Arquivo Público de Uberaba (APU) estão se tornando material de pesquisa para estudantes universitários. A parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) aproxima a comunidade acadêmica da preservação documental e amplia as possibilidades de investigação sobre a história da cidade.
Entre as iniciativas estão visitas técnicas que mostram aos estudantes o funcionamento do Arquivo, o valor histórico do acervo e o potencial de pesquisa dos documentos.
Um dos destaques é o trabalho conjunto com o Programa de Educação Tutorial (PET História), que realiza o mapeamento de fontes históricas relacionadas à cultura de Uberaba. “A equipe do Arquivo tem colaborado diretamente com os estudantes, oferecendo suporte técnico e facilitando o acesso às fontes documentais essenciais à pesquisa”, destacou o superintendente do APU, José Rodrigues de Resende Filho.
Recentemente, o Arquivo também promoveu uma palestra para alunos do curso de História, dentro de um projeto de extensão, abordando práticas essenciais da arquivística, como identificação, classificação, ordenação e descrição de documentos. A proposta é aprofundar a compreensão sobre a importância e os desafios da preservação histórica.
Para o superintendente, a integração com a universidade vai além da guarda de documentos. “Mais do que guardar, nossa missão é dar vida a essas fontes, permitindo que elas inspirem estudos e contribuam para a compreensão crítica da nossa história”, afirmou.
Com essas ações, o Arquivo Público reforça seu compromisso em preservar, gerir e difundir o patrimônio documental, incentivando a valorização da pesquisa histórica em Uberaba.