DESAFIO!

Uberaba registra até 80 vazamentos diários nas redes de abastecimento

Presidente da Codau alerta sobre a importância de caixas d’água adequadas para minimizar impactos durante reparos emergenciais

Dandara Aveiro
Publicado em 17/08/2025 às 10:40
Compartilhar
Uberaba enfrenta diariamente uma média de 70 a 80 vazamentos nas redes de abastecimento de água (Foto/Divulgação)

Uberaba enfrenta diariamente uma média de 70 a 80 vazamentos nas redes de abastecimento de água (Foto/Divulgação)

Uberaba enfrenta diariamente uma média de 70 a 80 vazamentos nas redes de abastecimento de água, problema que desafia a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e impacta diretamente o fornecimento para moradores da cidade. A informação foi dada pelo presidente da Codau, Rui Ramos, durante entrevista à Rádio JM

Segundo Ramos, a idade avançada das redes de água da cidade é um dos fatores que aumentam a incidência de vazamentos. Cada reparo exige o fechamento temporário do abastecimento na região afetada, que pode durar de duas a cinco horas, dependendo da complexidade do serviço. Essa interrupção causa transtornos para os moradores, que ficam sem água durante o período. 

“Se a residência tiver uma caixa d'água compatível, com capacidade para pelo menos um dia de consumo — o que equivale a mil litros para uma casa de até cinco pessoas — a falta de água durante o reparo pode nem ser percebida, exceto para quem utiliza água para atividades externas, como regar jardins”, explicou. 

Ramos aproveitou para reforçar o apelo à população para que verifique e, se necessário, adeque o tamanho da caixa d’água em suas casas. Em muitos bairros, há residências sem caixa d'água ou com reservatórios pequenos, que estão diretamente ligadas à rede de água, o que torna os moradores vulneráveis a interrupções no abastecimento.  

“Infelizmente, alguns bairros aqui de Beraba possuem residências que foram construídas sem caixa d'água ou com caixas d'água muito pequenas, ligadas diretamente à rede pública de abastecimento. Por isso, reforçamos constantemente, inclusive com apoio da nossa equipe de comunicação, a importância de a população verificar o tamanho da sua caixa d'água. O ideal é que a capacidade seja de no mínimo mil litros para casas com até cinco pessoas. Para residências com mais de cinco moradores, a recomendação é considerar uma reserva de 200 litros por pessoa”, ressaltou presidente da Codau. 

Além das residências, ele destacou a importância de indústrias e comércios possuírem reservação compatível ao seu consumo diário, recomendando uma reserva suficiente para 24 horas, garantindo assim a continuidade das atividades mesmo durante eventuais manutenções ou interrupções. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por